We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

aranha vermelha como combater

Aranha Vermelha

ARANHA VERMELHA – Enciclo Pragas #6 | Catálogo de Pragas nas Plantas

 

Salve galera tudo bem? Hoje iremos dar continuidade à série Enciclopragas e a praga da vez é a Aranha Vermelha.

 

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Aranha Vermelha

Nome Científico: Tetranychus Urticae;

Nomes populares: Aranha vermelha, Aranha roxa;

Ordem: Lepidóptera;

Classe: Insecta;

Filo: Artrópode;

Reino: Animália;

Partes Afetadas: Brotos e Folhas;

Sintomas: Formação de Galerias em folhas e brotações novas, queda das folhas;

 

 

Visão Geral

A aranha vermelha, apesar de seu nome, é um ácaro que se alimenta do conteúdo das células da planta, são muito pequenas (menos de um milímetro) e costumam estar na parte de baixo das folhas no princípio e depois por toda a planta quando a praga fica descontrolada.

Os primeiros sintomas são aparições de pequenos pontos brancos nas folhas. Conforme a infecção vai aumentando pode-se notar teias de aranhas fabricadas com o objetivo de se defender dos predadores, se não a controlamos é provável que acabe por completo com as nossas plantas. Essa praga se reproduz rapidamente quando as variáveis estão favoráveis. Em ambiente com umidade relativa de 30% ou menos, temperaturas superiores a 28 °C ou mais a erradicação dessa praga é uma missão quase impossível.

A princípio, você verá apenas pequenas manchas amarelas; se elas continuarem absorvendo o material celular das folhas, desidratarão e a planta terá enormes dificuldades para continuar crescendo. Os estômatos, através dos quais a planta realiza as trocas gasosas, fecharão e a capacidade fotossintética será reduzida. Eles continuarão tecendo sua “seda” para criar microclimas perfeitos para sua sobrevivência, protegendo-se dos acaricidas e também os usarão para se deslocar para outros hospedeiros ou se esconder em outros lugares e entrar em diapausa, que é a capacidade de alguns insetos para diminuir sua atividade fisiológica no mínimo para sobreviver a condições desfavoráveis, como a hibernação em mamíferos, mas, diferentemente dos mamíferos, os insetos precisam retornar para se darem condições favoráveis para sair dessa letargia.

 

Anatomia

A aranha vermelha é um pequeno ácaro de 0,5 mm em sua fase adulta. Costumam se alimentar de plantas de ambientes secos. São chamadas de aranha vermelha pela capacidade de tecer teias, porém não é um aracnídeo e sim um ácaro.

 

 

Ambiente de Vida

As aranhas vermelhas provocam danos às plantas ao sugar sua seiva e raspar seus tecidos. As folhas das plantas tornam-se pálidas manchadas, muitas vezes com tonalidade bronzeada ou prateada e depois caem. Os brotos tornam-se retorcidos. As flores e frutos ficam feios, pequenos e com cicatrizes. Devido à diversidade de hábitos alimentares, que pode ser na parte aérea de plantas (folha, caule, flores e frutos), sob casca de galho e folhas mortas.

 

 

Alimentação

Sua variedade alimentícia é muito elevada, podendo-se alimentar de milhares de plantas diferentes, entre elas, quase todas as hortaliças e as ornamentais mais comuns. As aranhas vermelhas, como a maioria dos insetos sugadores, se localizam no verso das folhas, pois é a área com uma porosidade maior (é no verso onde estão os estômatos e onde se realiza o intercâmbio gasoso) e a mais acessível para o aparelho bocal sugador. O feixe por outra parte, é completamente impermeável e, por tanto, inacessível para a aranha vermelha.

São muito difíceis de se ver a olhos nus, somente somos capazes de observar minúsculos pontos vermelhos, a não ser que tenha um número realmente grande. São muito perigosas para a planta pois se alimentam dos conteúdos celulares, devorando célula por célula e deixando uma fraca e pálida mancha que contrasta com o verde.

Se essas manchas são muito grandes, individualmente devemos considerar que uma planta só pode ser atacada por milhares desses ácaros, o que reduz consideravelmente a capacidade fotossintética da planta, traquejando-as e inclusive levando-a à morte.

 

 

Ciclo de Vida

Se observarmos a parte inferior de uma folha infestada com uma lupa, poderemos diferenciar adulto de ninfas, ovos e larvas. As fêmeas são mais arredondadas e têm uma mancha escura nas laterais, três vezes mais que os machos adultos, têm um ciclo de vida de aproximadamente um mês, no qual depositam pouco mais de 100 ovos. O macho é menor e alongado, sua expectativa de vida é de 14 dias. Os ovos são esféricos e de cor âmbar; quando brancos a larva já o desocupa; nesse estado, eles possuem apenas seis pernas, quando avançam para os próximos estágios da ninfa, desenvolvem as outras duas pernas, mudam e se tornam adultos, ao completar esse ciclo, eles podem levar de sete dias em condições muito favoráveis a quatorze dias em condições desfavoráveis.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre a aranha vermelha, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor 

Comentários (2)

Deixe o seu comentário