We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

cochonilhas como combater

Cochonilha

COCHONILHA – Enciclo Pragas #4 | Catálogo de Pragas nas Plantas

 

Salve galera, tudo bem? Hoje iremos dar continuidade a série Enciclopragas aqui e a praga da vez é a Cochonilha.

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Cochonilha

Nome Científico: Dactylopius Coccus;

Nomes populares: Cochonilha, Cochonilhas de escamas, insetos-escama, lapinhas;

Ordem: Hemiptera;

Classe: Insecta;

Filo: Arthropoda;

Reino: Animália;

Partes Afetadas: Enrolamento e enrugamento das folhas, subdesenvolvimento da planta, casquinhas sobre as folhas, caule, brotos, frutos e raízes;

 

 

Visão Geral

São denominadas cochonilhas, os pequenos insetos pertencentes a superfamília Coccoidea. Elas têm aspecto bastante diferente de outros insetos e são muito importantes. Devidas as grandes perdas agrícolas que proporcionam.

No entanto, destacam-se na produção de verniz (Llaveia axin), Iaca (Laccifer Lacca), Cêra (Ceroplastes Coccus). Muitas também produzem uma secreção adocicada que quando coletada e processada pelas abelhas (Apis Mellifera) compõe o “Honeydew”, um mel muito valioso e especial.

 

 

Anatomia

As espécies de cochonilhas podem ter aparência muito distinta uma das outras. Elas podem ser algodonosas, de cor branca e aspecto farinhento, ou cerosas de colorações variadas como: laranja, vermelho, verde, marrom, perolado, cinza, etc. As formas também são variadas, como: cabeças de prego, conchas de ostras, bolinhas, escamas, etc.

 

 

 

Ambiente de Vida

As cochonilhas podem ser encontradas em ramos, folhas, frutos, raízes das mais diversas plantas. Muitas apresentam associações com formigas, que as protegem em troca da secreção adocicada que produzem. Esta secreção também propicia o surgimento de fumagina (Meliola sp e Capnodium sp), fundos de micélio escuro que recobre as partes da planta, impedindo a fotossíntese.

 

 

Alimentação

As fêmeas adultas são as pragas propriamente ditas. Elas são imóveis e com aparelho bucal sugador muito desenvolvido. Capaz de sugar a seiva diretamente dos sistemas vasculares da planta. Após a fixação, elas produzem cera que forma a carapaça recobrindo seu corpo como um escudo que serve de proteção contra os inimigos naturais e os inseticidas.

Os machos adultos são muito diferentes das fêmeas e tem vida efêmera. Durando cerca de 2 dias. Eles nunca se alimentam, possuem asas filamentos de cauda e se assemelham a pequenos mosquitos ou moscas. As cochonilhas podem se reproduzir sexualmente por 7 tipos diferentes de partenogênese de acordo com a espécie.

 

 

Ciclo de Vida

O ciclo de vida da cochonilha diferencia-se bastante, de acordo com a espécie, apresenta metamorfose completa (com ovo, larva, pupa e adultos).

Os machos são raros e a reprodução é principalmente por partenogênese e tem apenas uma geração por ano. As fêmeas colocam os ovos nos meses de outubro e novembro e as ninfas eclodem após 15 a 30 dias, dependendo das condições ambientais.

 

 

Reprodução

As fêmeas põem ovos que eclodem dando origem a ninfas que são móveis. Possuem patas e antenas, desta forma, as fêmeas jovens podem se locomover, buscando encontrar um bom lugar para se fixarem. Após a primeira muda, suas patas se atrofiam e elas se tornam imóveis, passando a sugar ininterruptamente a seiva da planta. Os machos são jovens, mas no estágio final produzem asas.

 

 

Verifique também nosso artigo de Pulverização para saber como combate-lo.

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre as Cochonilhas, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Comentários (2)

Deixe o seu comentário