We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
cultivo em lã de rocha

Como Cultivar Em La De Rocha

COMO CULTIVAR COM LÃ DE ROCHA

 

Salve galera, tudo bem? Hoje nós iremos apresentar um artigo em parceria com a In-Outdoor e neste vídeo nós falaremos sobre como cultivar com lã de rocha granulada que é um substrato inerte que pode ser utilizado em cultivos hidropônicos, semi-hidropônicos ou misturado com outros solos.

 

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

O que é a Lã de Rocha Granulada?

É um substrato inerte, muito utilizado por cultivadores ao redor do mundo em estufas de floriculturas e cultivos indoor, ela apresenta como característica uma grande retenção da umidade e também uma excelente oxigenação.

É um composto a base de flocos, escamas de lã de rocha e polietileno, para poder utilizar a lã de rocha granulada devemos estabiliza-lo e umedecê-lo corretamente, é um procedimento muito simples. Primeiro lavamos o substrato para deixa-lo livre de impurezas ou sais que possam fazer aumentar a concentração nutritiva presente, deixe descansar por 24 horas, isso irá ajudar a estabilizar o pH e fará com que ela atinja seu máximo potencial de retenção de água.

Para limpar corretamente deveremos colocar em um balde água mole ou com a concentração nutritiva mais baixa possível, com EC entre 0.3 ou 0.4, uma vez lavada a lã de rocha granulada devemos estabilizar o pH do substrato numa faixa de 5.5, para iniciar um cultivo sem maiores problemas é muito importante que desde o início você mantenha os níveis de pH estáveis e a condutividade mais baixa, para que se alimente da forma correta.

 

 

Vantagens de se Cultivar em Lã de Rocha

A lã de rocha granulada em formato de flocos é ideal para os cultivos em vasos, isso permite uma maior movimentação das plantas, já com os slabs essa movimentação é mais dificultada podendo danificar a planta e o torrão central. O grau de oxigenação é bastante alto, além de ter grande porosidade faz com que seja um meio de cultivo bastante indicado para hidroponia e vasos.

Veja agora o passo a passo de como cultivar em lã de rocha granulada:

Após adequar a condutividade e o pH do substrato, colocaremos o substrato em um balde com pH estabilizado entre 4.2 e 4.5. Tenha em conta que o mesmo irá subir a 5.2 e 5.5 sendo esta a faixa ideal para começarmos com mudas e estacas, mediremos a concentração inicial para sabermos a diferença de condutividade para assim estabilizar o substrato.

Se após 12 horas você observar que a condutividade da água aumentou, devemos esvaziar o balde e enche-lo novamente com uma água com baixa condutividade elétrica e pH estável. Após a estabilização da lã de rocha granulada o próximo passo é controlar o excesso de água de forma que ela fique umedecida e não encharcada, para realizar este controle você pode fazer uma leve pressão com as mãos.

Deveremos por a lã de rocha no vaso, com cuidado observando para que não fique muito comprimido já que isso pode levar a uma redução importante na oxigenação do substrato, quando a lã de rocha absorve água ela se comprime, encheremos então os vasos com o substrato e observaremos se ele foi compactado, deixando um espaço livre que deverá ser preenchido com mais lã de rocha granulada. Uma vez que os vasos estão preenchidos com o substrato colocaremos as sementes previamente germinadas em lã de rocha ou em blocos comprimidos, cubra até que fique com uma pequena camada de lã de rocha granulada, recomenda-se a utilização de tampas nos vasos, deste modo você evita o contato da raiz com a luz e também evita o surgimento de algas, outra alternativa é cobrir o vaso com argila expandida ou brita.

Faça 2 furos na tampa do vaso, um central para acomodar a muda e um lateral para acomodar o gotejador, é importante lembrar que do início do crescimento até a segunda semana de floração, que é quando as raízes param de crescer, vale a pena que você rotacione o gotejador para ter uma umidade melhor distribuída no seu vaso, isso se aplica para qualquer tipo de cultivo.

Com uma excelente drenagem que facilita a evacuação da solução nutritiva evitando acúmulos de sais e excesso de umidade, que são as principais causas do apodrecimento de radicular que leva a morte de muitas plantas, você pode utilizar a lã de rocha granulada misturando com outros substratos inertes como: Fibra de coco, Argila expandida, Sunshine, perlita entre outros, podendo também misturar com substratos orgânicos como: húmus de minhoca ou terra adubada. O percentual a se misturar o substrato em ambos os casos é de 25% a 35% de lã de rocha, ela aumenta a retenção de água e oxigenação da sua mistura de solo, os grandes fabricantes desse produto como GRODAN e CUTILENE já trabalham com a lã de rocha misturada com fibra de coco e estão sendo utilizados por cultivadores ao redor do mundo.

 

Conclusões

A lã de rocha granulada está cada vez mais sendo utilizadas nos cultivos hidropônicos, proporcionando para os seus cultivadores, velocidade, aumento do seu rendimento e qualidade do produto final, ou seja, a utilização da lã de rocha granulada também facilita a movimentação e rotação dos vasos, ela permite que você diminua a concentração nutritiva já que sua alta oxigenação faz com que o sistema radicular tenha uma melhor absorção, isso significa que é necessário uma menor quantidade de nutrientes em relação a outro tipo de substrato. A retenção de água presente na lã de rocha faz com que você reduza a quantidade de regas necessárias. Outra vantagem de se utilizar a lã de rocha é que você pode reutilizar varias vezes, diferente de outros substratos, basta você remover as raízes e lavar cuidadosamente com água, para limpar os excessos de sais e impurezas acumuladas no seu cultivo anterior. Normalmente no tratamento e limpeza você consegue reaproveitar cerca de 90% da lã de rocha, após essa limpeza basta seguir novamente os passos de estabilizar o pH na faixa de 5.5 e diminuir o EC para 0,4 durante o período de 12 a 24 horas como dito anteriormente.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre como cultivar em lã de rocha, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo ou verificar o outro post referente Lã de Rocha. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Comentário (1)

Deixe o seu comentário