We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
cultivo em la de rocha

Cultivo em Lã de Rocha

CULTIVO EM LÃS DE ROCHA | PARTE 1

 

Salve galera, tudo bem? Este vídeo é uma parceria com a In-Outdoor e dessa vez teremos um guia completo de como cultivar em lã de rocha.

 

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

A História da Lã de Rocha

A lã de rocha é um produto que foi descoberto no século XX no Havaí, mediante a observação da ação natural dos vulcões a partir desse momento consegue-se criar o produto na Dinamarca pela empresa Rockwool, lançando ao mercado o primeiro standard de lã de rocha como é conhecido hoje em dia.

Para criação de lã de rocha tal como a temos presente hoje em dia, antes foi necessário realizar diferentes processos artificiais um dos quais é a fundição das rochas basálticas em fornos a 1600 °C emulando a ação do vulcão deixando a rocha em estado natural de lava liquida.

Para obter as fibras aplica-se a lava um ligante orgânico que depois de uns processos mecânicos que atuam a força centrifuga obtém-se como resultado um colchão de lã, esta lã comprime-se deixando mais ou menos oxigenação entre as fibras segundo o uso que forem ter, sejam para isolante acústico, térmicos, corta fogos e o uso na agricultura (hidroponia principalmente).

 

Vantagens de se Cultivar em Lã de Rocha

No cultivo convencional de plantas no solo, grande parte da água fornecida por irrigação é perdida por evaporação ou por escorrimento superficial, levando junto os nutrientes contidos no solo, o sistema hidropônico na lã de rocha é um sistema fechado e toda a água contida nele é fornecida as plantas, a perda por evaporação é muito baixa e por escorrimento não existe, com isso há uma otimização no uso da água e nutrientes da solução nutritiva, com o sistema de lã de rocha os vegetais se desenvolvem 3 ou 4 vezes mais rápido, além disso os vegetais podem ser cultivados em densidades 5 vezes maior que no sistema convencional.

Isso ocorre pois em hidroponia, são dadas condições plenas de água, nutrientes e oxigênio para que as plantas se desenvolvam com sua máxima capacidade isso torna possível o cultivo hidropônico em apartamentos e pequenos lugares.

Em ambientes protegidos não há trabalho com capina, há pouca sujeira e utiliza-se menos aplicações de inseticidas ou fungicidas, basicamente a única manutenção envolvida é o monitoramento da solução nutritiva e a colheita.

Os cultivos com lã de rocha são realizados em ambientes protegidos e sem solo, deste modo não nascem plantas daninhas, sem plantas daninhas não há necessidade de aplicação de herbicidas e facilita a neutralização de pragas, principalmente de fungos que se aproveitam da terra e de outros insetos que precisam para colocar seus ovos em substratos orgânicos.

 

Como Estabilizar a Lã de Rocha

A lã de rocha é um produto que será preciso tratar antes de sua utilização, é necessário estabilizar o pH para iniciar o cultivo sem problemas, dado que seu pH inicial é bem alcalino, perto de 7,5, devemos submergir os Slab’s ou Big Block’s em uma solução nutritiva que contenha um pH de 4,5 com níveis de EC de 0,5 a 0,6ms, ideal para começar o cultivo desde sementes sem temor que essas tenham falta de nutrientes no começo.

Deixaremos esses por 12 horas na solução nutritiva, o pH dos Slab’s ou big block’s ao começo do cultivo deverão estar num pH de 5,5 ,se não for o caso deveria submergir os slab’s ou big block’s novamente durante algumas horas a mais e ir controlando o pH até que esse se estabilize, um método simples e fácil de saber se os slab’s estão estabilizados, é irrigar com água a pH 5,5 e medir o excesso da irrigação com medidor de pH, se o excesso tiver um pH de 5,5 será o momento de proceder a semear as sementes.

 

Como Germinar Sementes em Lã de Rocha

Antes de proceder a germinação das sementes, deveremos estabilizar o pH dos blocos da lã de rocha, durante 12 a 24 horas, em um balde com uma solução nutritiva de pH 4,5 igual com os slab’s ou big block’s, para deixar com pH 5,5 ideais para iniciar o cultivo das plantas em crescimento.

Realizaremos a germinação diretamente nas bandejas de lã de rocha, que contem pequenos blocos de 2,5 x2,5 ou 3,5×3,5, para ter sucesso na germinação de todas as sementes é conveniente ter as bandejas em uma estufa de propagação para poder manter a umidade constante e assim facilitar a germinação das sementes, tem que lembrar que os blocos de lã de rocha tem que estar estabilizados a um pH de 5,5 quando a semente já esteja germinada e comece a crescer, transplantaremos essas as slab’s ou big block’s, para transplantar as sementes devemos ter cuidado com as raízes para que essas não se quebrem quando for anexar os  pequenos blocos as bandejas de 2,5×2,5 ou 3,5×3,5 aos grandes blocos de 7,5×7,5×6,5 ou 10x10x6,5 realizaremos essa operação com cuidado até que o pequeno bloco fique bem enxertado no bloco grande de lã de rocha.

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre como cultivar em lã de rocha, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Comentários (2)

Deixe o seu comentário