Salve Família, tudo certo com vocês? Hoje iremos falar um pouco sobre Uv e Ir, a diferença entre eles, suas características, funções e ações relacionadas as plantas.
A luz faz parte do espectro eletromagnético, que inclui não apenas o espectro de luz visível, mas também inclui raios-X, raios gama e luz infravermelha. As plantas reagem ao espectro de luz através de um processo conhecido como fotomorfogênese que é completamente distinto da fotossíntese. Esta parte não tem nada a ver com PAR ou lúmens ou como uma planta produz energia a partir da luz.
Luz uv
Quando falamos de plantas, UV-A (315 a 400 nm) e UV-B (280 a 315 nm) são às vezes classificados como parte do espectro de luz “azul”, embora nos últimos anos, descobrimos que o espectro UV tem seus próprios efeitos únicos sobre as plantas.
Como nós se fornecemos quantidades demasiadas de luz UV as plantas serão danificadas, porém se fornece-la de maneira correta as plantas reagem aos raios UV sintetizando complexos quimicos, antioxidantes e enzimas para ajudar a prevenir e reparar danos causados pela radiação. Basicamente, eles estão fabricando seu próprio protetor solar!
Luz azul (400 nm – 500nm)
A luz azul é muito importante, pois, sem pelo menos alguma quantidade de luz azul, a maioria das plantas não crescerá normalmente. Sem azul, a planta não saberia onde crescer! Pois esse espectro é o responsável por indicar em qual direção a planta deve estimular sua resposta de crescimento.
Vermelho (distante e profundo – 600~700nm / 700~850
No entanto, quando se trata de luz vermelha profundo (deep red) 600~700nm e vermelha distante (far red) 700~850nm podemos dizer que o primeiro é responsável pela produção de bio massa e estimula principalmente a engorda de flores e frutos, enquanto o far red causa o alongamento dos ramos e eleva o tamanho das folhas, pois, mesmo emitindo uma ótima quantidade e qualidade de luz branca e vermelho profundo as plantas que crescem sobre o efeito do far red compreendem que estão crescendo em um ambiente sombreado por outra planta, já que, na natureza as plantas rivais que crescem a cima absorvem a maior parte do espectro vermelho profundo, passando então mais vermelho distante para as que estão na parte inferior.
Chegamos ao final deste artigo! Vimos hoje a diferença entre UV e IR e como os tipos de luz agem nas plantas, suas características e benefícios. Para aprender um pouco mais sobre outros temas de cultivo veja outros artigos em nosso blog.