We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
excesso de nutrientes Overfert

Excesso de Nutrientes

NUTRIÇÃO PARA AS PLANTAS #5 | OVERFERT ou Excesso de Fertilizantes

Salve galera, tudo bem? Hoje iremos dar continuidade a série sobre nutrientes, iremos apresentar a vocês o “OVERFERT” ou também conhecido como excesso de nutrientes

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

Fertilização Excessiva

A fertilização excessiva ou “overfert”, ocorre quando a planta recebe mais nutrientes do que ela necessita, isso pode acontecer tanto na fertirrigação como em misturas de solos, no caso da fertirrigação isso pode acontecer por uma dose maior que a necessária ou até um acumulo de nutrientes no solo, os minerais preenchem o espaço extracelular causando assim um desequilíbrio osmótico que é quando a água é sugada da planta pelo excesso de sais das zonas das raízes.

 

 

Principais Sintomas de Excesso de Nutrientes

Existem indicações comuns de excesso de fertilização:

  1. Folhas murchas, secas e enrugadas;
  2. Tom de verde muito escuro;
  3. Tecido “creeping” ou aparência parecida com papel crepom;
  4. Folhas curvando para baixo, também conhecido como garra de gaivota;

As overdoses podem ocorrer em questão de horas ou até menos, ocasionando danos teciduais e os sintomas que foram citados a cima.

 

Porque Ocorre o “Overfert”?

As plantas utilizam a osmose para extrair os nutrientes e a água necessária para seu crescimento e nesse processo as raízes delas tem que estar mais concentradas do que o meio em que elas estão, se por acaso nós damos uma sobre dose de nutrientes, esse meio em que ela está, passa a estar mais concentrado que suas raízes e isso bloqueia o processo de osmose e consequentemente bloqueia o fornecimento de água e nutrientes para a planta, fazendo com que ela venha a ter deficiência ou até morra. Mas lembre-se as plantas seguem um fenômeno descrito na segunda lei da termodinâmica, que diz que a concentração de sais deve ser igual o tempo todo, ou seja, o sal flui no meio menos concentrado para o mais concentrado, afim de alcançar o equilíbrio osmótico, por isso aquela velha recomendação de sempre ter a mão leve. No começo é viável você trabalhar com dosagens menores de nutrientes e ir aumentando essa dosagem conforme o tempo, esse fluxo, ida e vinda, também é conhecida como pressão osmótica.

 

 

Como Resolver o Excesso de Nutrientes

Agora você deve estar se perguntando se eu tiver um excesso de nutrientes como eu posso resolver isso? Na verdade, a resolução é bem simples, você deve regar a sua planta com excesso de água pura, isso fará com que o excesso de sal que havia no solo seja removido e com que a planta consiga voltar a fazer o processo de osmose normalmente, existem alguns produtos que podem auxiliar nesse processo, como Smart Flush, Flora Kleen, entre outros.

Esse processo também é conhecido como “FLUSH”, você pode fazer não somente o “FLUSH” antes da colheita que é o uso mais comum, como também pode fazer o “FLUSH” periodicamente para ir renovando os sais do seu solo. Caso você tenha um sistema hidropônico que esteja te dando sinais de “overfert”, o processo é parecido com o anterior, vale a pena você utilizar somente água pura no seu sistema durante uma noite inteira, ou também utilizar algum desses produtos que citamos anteriormente.

Também é preciso falar que algumas deficiências nutricionais podem ser causadas pelo travamento de minerais, isso acontece por conta de uma dosagem desregulada ou de um pH desregulado, por fim também vale a pena lembrar que as vezes a sua planta pode estar apresentando aspectos de fome, mas de fato ela não está com fome o que está acontecendo é justamente isso que estamos falando agora, o travamento, o solo está concentrado de nutrientes e ela não consegue fazer a osmose, consequentemente ela não consegue fazer a absorção dos nutrientes necessários para o crescimento dela, às vezes ela pode passar muito tempo assim e não te dar nenhum sinal de “overfert”, então esteja sempre atento aos sinais que a sua planta te dá.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre o excesso de nutrição e como resolve-lo, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Comentário (1)

Deixe o seu comentário