We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
Fertilizantes-para-plantas

Fertilizantes para Plantas

Fertilizantes

Hoje iremos falar sobre um assunto que muitos cultivadores ainda têm dúvida, fertilizantes para plantas. Eles são utilizados para disponibilizar para sua planta os nutrientes necessários para as diferentes fases do seu cultivo, portanto diferentes fertilizantes têm diferentes funções.

 

Fertilizantes Base

Os fertilizantes base, como o próprio nome sugere, fornecem os nutrientes básicos para o desenvolvimento de sua planta, eles são indispensáveis em cultivos realizados com solo inerte, (é possível utilizar somente as bases durante o seu cultivo) e podem ser utilizados como complemento nutricional em cultivos em solo composto. Na maioria das marcas eles são divididos em 2, sendo base de vegetação e base de floração, mas isso não é uma regra, algumas marcas tem mais de mais de um produto para cada uma das fases, como por exemplo a Advanced, que divide suas bases em A e B para vegetação e A e B para floração, sendo necessário a utilização conjunta dos produtos durante toda a fase do ciclo correspondente.

 

Fertilizantes complementares

Além das bases outros fertilizantes de grande importância são os complementares, eles fornecem nutrientes para o desenvolvimento específico de determinada característica da planta, como por exemplo, as raízes, sabor, peso da flor, aroma e etc.
Esses nutrientes não são fundamentais para o desenvolvimento da planta, mas caso sejam utilizados melhoram significativamente os resultados de sua colheita. Veja alguns exemplos a seguir.

Enraizadores:

São responsáveis pelo desenvolvimento das raízes, e essas são responsáveis pela captação de água e nutrientes no solo, logo quanto maiores e mais fortes elas estiverem melhores serão os resultados. Alguns exemplos de fertilizantes são o Rapid Start, Smart Roots, Roots Excelurator e Roots Juice.

Suplementos para vegetação:

Utilizados para complementar os nutrientes necessários na fase de vegetação da planta, promovendo plantas mais forte, ramificadas e menos suscetíveis a situações de stress e pragas. Alguns fertilizantes também contam com ácidos húmicos e fúlvicos que irão auxiliar na absorção de nutrientes e seu deslocamento pela planta.  Alguns exemplos desses fertilizantes são o Complex B+, Bio Heaven e Diamond Nectar.

Suplementos para floração:

Existem diversos complementos para floração e normalmente eles são indicados para um período específico dessa fase, já que em cada semana a planta demanda proporções diferente de determinados nutrientes.

Início de floração:

Nessa fase a planta inicia o processo de desenvolvimento das flores e você pode adicionar em seu cultivo fertilizantes que irão acelerar esse processo e reduzir a distância dos entre nós como por exemplo, Speed Bud, Bud XL e Bud Ignitor.

Meio de floração:

São utilizados nutrientes com grande quantidade de fósforo e potássio, eles podem ajudar a aumentar a densidade de suas flores, aroma, sabor etc. Normalmente esses fertilizantes são a opção mais escolhida pelos cultivadores, alguns exemplos desses são o Big Bud, Liquid Koolbloom e Fat Nug.

Final de floração:

Nesse período os fertilizantes mais comuns são para amadurecimento das flores e para limpeza (processo conhecido como flush), a utilização desses produtos dará o toque final a suas flores. Alguns exemplos para o amadurecimento são Dry KoolBloom e o Last Mile, já para a limpeza são utilizados o Smart Flush e o Florakleen.

O mercado atual possui uma grande gama de fertilizante e vem cada dia se desenvolvendo mais e trazendo novidades para os cultivadores por isso é sempre bom estar atento a essas novidades, aprender quais os fertilizantes e suas funções para elevar muito os resultados de seu cultivo. Vale ressaltar que acima citamos apenas alguns exemplos e como já foi dito o mercado de fertilizante e vasto e está sempre se atualizando.

 

Dosagem e tempo de utilização

Todos os fabricantes disponibilizam uma tabela conhecida como Feed chart (gráfico de alimentação, traduzindo para o português). Nesse gráfico é possível encontrar a indicação do período e dosagem ideal para cada um de seus fertilizantes, como vocês podem observar na tabela baixo.

É importante frisar que se trata apenas de uma referência, a alimentação de sua planta terá relação com outras variáveis como sua espécie, temperatura interna do grow, umidade, fonte de iluminação etc. Para um acompanhamento mais detalhado vale utilizar um medidor de EC/PPM.

Dessa vez vamos ficando por aqui, neste artigo nós mostramos quais as funções e importâncias dos fertilizantes base e complementares, caso tenham alguma dúvida, só perguntar aí em baixo. Para mais conteúdos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor.

Deixe o seu comentário