We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

lagarta minadora como combater

Lagarta Minadora

LAGARTA MINADORA – Enciclo Pragas #5 | Catálogo de Pragas nas Plantas

 

Salve galera tudo bem? Hoje iremos dar continuidade à série Enciclopragas e a praga da vez é a lagarta minadora.

 

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Lagarta Minadora

Nome Científico: Phyllocnists SPP. Liriomyza spp.

Nomes populares: Lagarta Minadora, Migradora, Minador, Minadora;

Ordem: Lepidoptera

Classe: Insecta;

Filo: Arthropoda;

Reino: Animália;

Partes Afetadas: Brotos e Folhas.

Sintomas: Enfraquecimento, Formação de Galerias em folhas e brotações novas, queda de folhas.

 

 

Visão Geral

A lagarta minadora é um tipo muito peculiar de inseto ao menos em se tratando de sua forma de atacar as plantas. É chamada de minadora porque a fase larval desenvolve-se sob a primeira camada de tecido foliar, formando galerias por onde passa. Os gêneros mais comuns infestando as plantas são Phyllocnists e Lirionyza.

Essa praga ataca brotações e folhas de diversas plantas como: tomateiro, citros diversos, couve e muitas espécies de plantas ornamentais.

 

Anatomia

O inseto adulto é bem conhecido, trata-se de uma pequena mariposa de no máximo 1cm de comprimento que coloca os ovos sobre as folhas das plantas, e quando esses ovos eclodem a lagarta penetra e alimenta-se do tecido vegetal.

 

 

Ambiente de Vida

As larvas desenvolvem-se no interior do tecido foliar dos seus hospedeiros até o rompimento da epiderme foliar, nesse momento a larva é caracterizada como pré-pupa, nessa fase ela procura abrigo da luz, indo em direção a parte abaxial das folhas ou para o solo onde realiza a formação de pupa. Após a fase imatura a mosca emerge da pupa ainda sem apresentar a abertura das asas.

As moscas conseguem realizar a abertura das suas asas e a maturação sexual dentro de algumas horas. Estes adultos por meio de puncturas de alimentação realizadas no tecido foliar alimentam-se do conteúdo celular do mesófilo. Os adultos vivem de uma a duas semanas, as fêmeas realizam posturas endofiticas tanto na face abaxial (inferior) quando adaxial (superior) das folhas hospedeiras.

 

 

Alimentação

As fêmeas realizam postura no interior das folhas, entre as duas epidermes, no mesófilo foliar preenchida pelas células do parênquima. Conforme as larvas se desenvolvem elas vão se alimentando das folhas, criando as galerias ou minas. O período larval dura de 4 a 6 dias, variando de acordo com a temperatura.

Ao fim do desenvolvimento larval, transforma-se em pupa acima da folha ou no solo. Essa fase pode durar de 7 a 14 dias.

 

Ciclo de Vida

Esse ciclo leva de 8 a 20 dias para completar-se fazendo com que a infestação cresça rapidamente. Além do dano causado por si, a minadora ainda facilita a entrada de micro-organismos que causam doenças nas plantas como fungos e bactérias.

 

 

Reprodução

Ocorre durante o ano todo principalmente no período mais seco e quase desaparece em períodos chuvosos. A irrigação derruba os ovos e as larvas que não penetram nas folhas ou ramos, o que pode diminuir a incidência da praga.

 

 

Verifique também nosso artigo de Pulverização para saber como combate-la.

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre as lagartas minadoras, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Comentário (1)

Deixe o seu comentário