We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog

Saiba diferenciar Lúmens e PPFD

Salve Galera, tudo certo com vocês? Hoje falaremos sobre um assunto que a gera bastante dúvida nas pessoas, Lúmens e PPFD, saiba mais a seguir!

Um ponto a ressaltar antes de falarmos sobre Lúmens e PPFD é que plantas e pessoas percebem a luz de maneira muito diferente uma da outra. Os seres humanos e muitos outros animais usam algo chamado “visão fotópica” em condições de um ambiente bem iluminado para perceber a cor e a luz. Os lúmens são uma unidade de medida baseada em um modelo de sensibilidade do olho humano em condições bem iluminadas, motivo em que esse modelo é chamado de curva de resposta fotópica.

Inicialmente precisamos saber o que são lúmens para saber essa diferença. O lúmen é a intensidade da luz que nós humanos enxergamos, essa unidade de medida é usada de forma errada para quantificar a iluminação necessária para o crescimento de plantas, sendo a unidade de medida utilizada para mensurar o fluxo luminoso de uma lâmpada, ou seja, a quantidade de luz emitida por ela em todas as direções. Quanto maior a taxa de lúmens, mais luz a lâmpada emite. Para ocorrer a fotossíntese as plantas precisam de energia que vem da luz em forma de fótons, para medir a quantidade de fótons que uma fonte de luz produz em uma certa área, é utilizado um medidor quântico ou contador de fótons, como o “Apogee”, que conta a quantidade de fótons por m²/s ou PPFD.

PPFD é a densidade de fluxo de fótons fotossintéticos, que mede a quantidade de PAR a qual realmente chega à planta, uma unidade de medida para aferir se o número de fótons que a planta está recebendo é o ideal para o pleno desenvolvimento, vendo a quantidade de luz que realmente atinge as plantas. É uma medição pontual de um local da sua planta que é feita em micromoles por metro quadrado por segundo. Se você deseja descobrir a verdadeira intensidade da luz de uma lâmpada sobre uma área de cultivo designada (por exemplo, 100×100 cm), é importante que a média de várias medições de PPFD a uma altura definida seja realizada. Caso você queira ver alguns testes que realizamos com diversas fontes de iluminação clique aqui.

Por enquanto é isso! Neste artigo vocês viram a diferença entre Lúmnes e PPFD, espero que essas informações ajudem vocês escolher a melhor fonte de iluminação para seu espaço. Caso tenham alguma dúvida, só perguntar aí em baixo. Para aprender um pouco mais sobre outros temas de cultivo veja outros artigos em nosso blog.

Deixe o seu comentário