We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Medidores de EC e PPM

Salve galera! Tudo bem com vocês?
Neste artigo vamos falar sobre a importância das medições de EC e PPM.

Os medidores de EC e PPM possui a função de calcular os sólidos dissolvidos em uma solução através da condutividade eléctrica. Com isso você consegue mensurar a concentração da solução que será utilizada na rega de suas plantas. No inicio de sua vida as plantas demandam uma concentração menor, já plantas adultas suportam uma concentração maior de nutrientes. Sempre bom lembrar que ao final do ciclo próximo da colheita o EC/PPM tende a diminuir, nessa fase é viável que a planta receba uma quantidade menor de nutrientes por estar em sua reta final, desta forma vemos a importância de se fazer as medições de EC e PPM.

Abaixo temos as tabela com os níveis de PPM indicados para a fase vegetativa e de floração, sempre é bom manter o nível de acordo com a semana para o melhor desenvolvimento de sua planta, como vocês podem notar no fim do ciclo o PPM reduz novamente assim como já citamos anteriormente.

VEGETATIVO:

 

 

 

FLORAÇÃO:

 

IMPORTÂNCIA DO EC:

Caso você utilize uma dosagem de maior concentração do que a indicada para a semana, sua planta pode ter dificuldade na absorção da água e dos nutrientes, essa absorção ocorre pelo processo de osmose. Os medidores de EC e PPM iram auxiliar no controle dessa medições, tanto da solução que será utilizada nas regas de suas plantas como no RUNOOF (água que sai do vaso). Assim, você consegue acompanhar como está sendo o consumo de suas plantas em relação as nutrientes e a água, evitando possíveis excessos e deficiências, sendo um ponto importante a se considerar no seu cultivo.

 

CALIBRAGEM:

Os medidores de EC/PPM não necessitam de calibragem, o aparelho pode ser armazenado da mesma maneira que o medidor de PH, em um copo com água, isso conserva o eletrodo e aumenta sua vida útil. Lembrando que o eletrodo deve estar totalmente submerso, respeitando a linha de limite no aparelho.

CONVERSÃO EC PARA PPM:

Para fazer a conversão dos valores EC para PPM é bem simples, iremos demonstrar no exemplo a seguir.

Numero do EC vezes 1000 dividido por 2.

1,8 x 1000 / 2 = 900 PPM

 

Por enquanto é isso! Neste artigo vocês viram a importância dos medidores de EC/PPM para acompanhar como está a absorção dos nutrientes que as plantas estão recebendo e saber se elas estão absorvendo da melhor forma. Caso tenham alguma dúvida, só perguntar aí em baixo. Para aprender um pouco mais sobre outros temas de cultivo veja outros artigos em nosso blog.

 

Deixe o seu comentário