We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Mosca Branca Como combater

Mosca-Branca

Enciclopragas #1 – Mosca-Branca

Salve galera, tudo bem com vocês? Hoje estaremos introduzindo o quadro Enciclopragas no nosso blog, veja abaixo algumas informações sobre nossa primeira praga escolhida, a mosca-branca.

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Mosca-Branca

Nome Científico: Bemisia Tabaci, Beisia Argentifolii.

Nomes Populares: Mosca-Branca, Piolho-das-plantas, Piolhos Farinhentos, Pulgão.

Origem: Hemíptera.

Classe: Insecta.

Filo: Arthropoda.

Reino: Animália.

Partes Afetadas: Botões, Brotos, Folhas, Toda a Planta.

Sintomas: Folhas enrugadas com coloração amareladas, amadurecimento irregular de frutos, presença de fumagina. Redução de Floração.

 

 

Visão Geral

Aleyrodidae (aleirodídeos) é uma família de insetos da ordem Hemíptera, subordem Sternorrhyncha. Mais de 1550 espécies diferentes já foram descritas. São fitófagos e normalmente se alimentam da parte inferior das folhas das plantas. As espécies mais conhecidas são a Bemisia Argentifolii, popularmente chamada de Mosca-Branca.

 

 

Anatomia

Medindo cerca de 1 a 2 milímetros, elas possuem a coloração de branca a amarelo-pálido, os olhos são negros e se destacam no corpo do inseto. Não se move rapidamente sendo de fácil captura, no entanto tem grande capacidade de dispersão pela quantidade de ovos, em média são 200 ovos por fêmea, e pela ação do vento como agente dispersante.

 

 

Ambiente de Vida

Ambientes secos e quentes favorecem o desenvolvimento e a dispersão da praga. Caracteriza-se por ser uma espécie polífaga com grande capacidade de adaptar-se a novos hospedeiros e a novas condições climáticas. A precipitação pluviométrica contribui para a redução de sua população.

 

 

Alimentação

Por sucção direta, ao sugar a seiva das plantas, com a introdução do estilete no tecido vegetal, os insetos provocam alterações no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta, debilitando-a e reduzindo a produtividade e qualidade dos frutos. Infestações muito intensas ocasionam murcha, queda de folhas e perda de frutos.

O depósito de toxinas que provoca crescimento desuniforme dos tecidos vegetais. Assim como os pulgões, a mosca-branca também secreta uma substância açucarada que permite o desenvolvimento de fumagina, um tipo de fungo escuro que impede a fotossíntese nas plantas.

 

 

Ciclo de Vida

Os ovos têm o formato de pêra, coloração amarela nos primeiros dias e marrom quando próximos à eclosão. São depositados na face inferior das folhas e presos por um pedúnculo curto. As ninfas têm aparelho bucal sugador-picador, são translúcidas e apresentam coloração amarela a amarelo-claro. Logo após a eclosão, se locomovem sobre as folhas procurando um local para se fixarem e iniciarem a sucção da seiva.

 

 

Reprodução

A mosca-branca apresenta metamorfose incompleta e apresenta reprodução sexual ou por partenogênese. A longevidade do inseto depende da alimentação e da temperatura. Do estágio de ovo ao de adulto o inseto pode levar de 18 a 19 dias. A fase jovem ou ninfa passa por quatro estágios e dura cerca de 4 a 8 dias. O 4° estágio, é também chamado de pseudopupa porque o inseto reduz o seu metabolismo e não se alimenta. A fêmea coloca de 100 a 300 ovos durante toda a sua vida. O acasalamento inicia em torno de 12 horas após a emergência do adulto, ocorrendo diversas vezes durante a vida.

 

 

Produtos para combate das pragas

Assim como no post anterior nós colocamos algumas receitas caseiras para combater as pragas, neste post estaremos disponibilizando 2 produtos que são perfeitos para o combate de pragas em seu cultivo.

Com a utilização do Best Grow e também do WetCit Orobor, será mais fácil fazer o controle dessas pragas, pois são produtos específicos para este tipo de infestação.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre a Mosca-Branca, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

 

Comentário (1)

Deixe o seu comentário