We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

pulgao como combater

Pulgao

Enciclopragas #2 – Pulgão

 

Salve galera, tudo bem? Hoje iremos dar continuidade na série Enciclopragas, primeiro falamos da mosca-branca e desta vez falaremos sobre o pulgão, veja abaixo mais informações sobre essa praga.

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Pulgão

Nome Científico: Diversas famílias e gêneros;

Nomes populares: Afídeo, Piolho, Piolho-das-plantas, pulgão;

Origem: Hemíptera;

Classe: Insecta;

Filo: Arthropoda;

Reino: Animais;

Partes Afetadas: Botões, Brotos, Caule, Colmos, Folhas, Ramos;

Sintomas: Descoloração, amarelamento, enrolamento, enrugamento das folhas, subdesenvolvimento de flores, frutos e toda planta.

 

 

Visão Geral

Os pulgões são insetos sugadores capazes de se multiplicar rapidamente. Das cerca de 4 000 espécies conhecidas, pelo menos 250 causam perdas agrícolas. Os pulgões podem apresentar diversas cores, de acordo com a espécie, entre marrom, verde, amarelo, vermelho, cinza e preto.

Os pulgões mantêm relações ecológicas com outros insetos muito mais harmônicas do que com as plantas. As formigas mantêm uma interação com os pulgões para obter alimento, devido ao pulgão secretar uma substância adocicada, o “Honeydew”. As formigas protegem os pulgões para que os mesmos lhe forneçam alimento, chegam até estimula-los fazendo “cócegas” com suas antenas. Com isso os pulgões ganham uma eficiente proteção contra seus predadores como as joaninhas e parasitoides.

 

  

Anatomia 

Os pulgões são insetos pequenos (1,5 a 3,0 mm), de corpo mole e piriforme, com antenas longas, tem aparelhos bucais sugadores em forma de agulha de seringa chamada de estilete. Ao se alimentarem, inserem seu estilete nos vasos das plantas e se alimentam da seiva delas, causando danos diretos, provocam murcha generalizada, enrugamento das folhas e paralisação do desenvolvimento das plantas.

 

 

Ambiente de Vida

Incidem à medida que a planta vai crescendo, vão se estabelecendo no colmo e nas folhas mais baixas. Ocorre de modo mais intenso em situações de temperatura média mais elevada, podendo atingir níveis de dano em regiões ou em anos de inverno pouco rigoroso.

 

 

Alimentação 

Os afídeos alimentam-se passivamente de seiva dos vasos condutores do floema das plantas que parasitam. Como esta seiva está sujeita a pressão, entra diretamente para o interior do canal alimentar do pulgão quando este perfura o vaso condutor. Os afídeos podem ainda alimentar-se ativamente (por sucção) da seiva presente no xilema, quando estão com sede.

Já se acreditou que fossem as cornículas a segregar a substância conhecida como “honeydew”, ou seja, “orvalho-de-mel”. Hoje em dia sabemos que ele é produzido no próprio canal alimentar, análogo aos nossos intestinos, resultando do excesso de seiva que não chega a ser consumida pelo inseto. Como a proporção de açúcares na seiva é muito maior que a de compostos azotados, o que não é digerido, vai constituir o “honeydew”, rico em açúcares e que é particularmente procurada por algumas espécies de abelhas, formigas e lagartas.

 

 

Ciclo de Vida 

Apresentam um ciclo de vida muito curto, podendo completar uma geração a cada semana e originar até 10 ninfas fêmeas por dia. Desenvolvem-se e multiplicam-se melhor em temperaturas amenas de 18 a 25 °C e em períodos de pouca chuva. O clima frio aumenta a duração do ciclo de vida e diminui a multiplicação.

 

 

Reprodução 

Sua reprodução é por partenogênese, ou seja, as fêmeas não precisam ser fecundadas para dar origem a outras fêmeas. Mas é possível o nascimento de machos em alguns períodos do ano. Quando isso acontece, ocorre a reprodução sexuada (com cópula), dando origem a machos e fêmeas. Os machos também podem aparecer quando existe superpopulação de pulgões em uma única planta hospedeira, a qual está morrendo e que irá futuramente extinguir a população do local. As fêmeas são vivíparas, isto é, não botam ovos, antes mesmo de chegarem na sua forma adulta já possuem um embrião dentro delas. Esse fato é chamado de “gerações telescópicas”, onde ocorrem imensas populações em um período muito curto de tempo.

 

 

Formas de Combater

Assim como no ultimo Enciclopragas, estarei colocando aqui nosso post de receitas caseiras, e também o link de 2 produtos que ajudam no combate e prevenção dessas pragas como o pulgão, que são o Wetcit Orobor, e o Best Grow, que servem tanto para combate quanto para prevenção desse tipo de praga.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre o Pulgão, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Comentário (1)

Deixe o seu comentário