We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
hidropônia sistema

Sistema de Hidroponia

SISTEMA de Hidroponia #1 Tipos de Sistemas para Hidroponia ntrodução

 

Salve galera, tudo bem com vocês? Hoje, iremos mostrar como funciona um sistema de hidroponia e também diversas técnicas para cultivo hidropônico, como é um tema bastante extenso, faremos apenas uma visão geral, para em próximos artigos irmos especificando melhor cada uma delas.

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Sistema de Hidrponia

A hidroponia traz uma vantagem de ter um controle muito grande sobre tudo o que a planta está recebendo, você consegue retirar e colocar qualquer tipo de nutriente a qualquer momento, porque você terá o controle total sobre o sistema de nutrição dela.

Um dos pontos negativos da hidroponia é que exige uma maior dedicação em seu jardim, fazendo cálculos de PH e condutividade elétrica (PPM/EC). É necessário ter um controle grande sobre esses cálculos para maior sucesso na hidroponia. Os sistemas hidropônicos podem ser divididos em dois grupos básicos, que são os sistemas passivos e os sistemas ativos.

 

 

Hidroponia Passiva

Nos sistemas passivos, a solução nutritiva permanece estática, e é conduzida às raízes das plantas, geralmente, por capilaridade. Geralmente quem usa solo inerte, como por exemplo o 50/50 (perlita e turfa) acaba fazendo uma semi-hidroponia, nesse sistema você fará a rega com nutriente e a planta vai retirar o nutriente do solo através da raiz.

 

 

Hidroponia Ativa

Todos os sistemas ativos necessitam de circulação das soluções de nutrientes através de uma bomba de água, e grande parte deles também precisam de algum sistema paralelo e conjunto para fazer a aeração ou oxigenação da solução. Também conhecido por sistema de recirculação, onde a planta faz a retirada dos nutrientes direto da água.

Existem também as técnicas que você utiliza algum tipo de substrato para firmar a raiz como, por exemplo: argila, perlita, pedra-pomes entre outros, pois, terá uma rega muito frequente e de qualquer maneira a nutrição será retirada diretamente da água nesse caso.

 

 

Sistema de Fluxo e Refluxo

Mais conhecido como inundação ou EBB & flow, basicamente você terá uma bandeja com as plantas em cima, e um reservatório embaixo desse sistema, esse reservatório vai estar com a solução nutritiva que você preparou, e de tempos em tempos com auxílio de uma bomba de água, essa água vai para bandeja, inunda toda ela e volta ao reservatório formando um ciclo. Esse é um sistema ativo e de recirculação.

 

 

DWC

No caso do DWC a raiz fica mergulhada na água, normalmente ele é composto por um reservatório, uma bomba de água e um net pot. Pode ser tanto individual como compartilhado e mesmo com as raízes submersas na água ele pode ser considerado um sistema de recirculação.

 

 

Alimentação Superior

Conhecido como alimentação superior, ele é bem semelhante ao sistema EBB & flow, que é o sistema de inundação, a diferença entre eles é que a rega é feita pela parte superior do vaso, sairá uma mangueira direto do reservatório até a parte superior do vaso, fazendo com que a solução nutritiva passe pela planta e volte para este reservatório, diferente da inundação ele escorrerá por cima do vaso, e voltará ao reservatório para bombear para a parte superior do vaso novamente.

 

 

NFT

Também conhecido como fio de nutrientes,  no caso do NFT, a solução nutritiva vai percorrer o sistema montado através de uma canaleta, cano, mangueira ou algo do semelhante, as raízes vão estar expostas ao decorrer desse sistema, que vai acabar nutrindo as plantas através do contato com as raízes. Normalmente essas caneletas são posicionadas em declínio, para que a força da gravidade ajude a circulação da água.

 

 

AEROPONIA

A aeroponia é bem semelhante ao sistema de fluxo e refluxo, uma técnica de cultivo que consiste essencialmente em manter as plantas suspensas no ar, geralmente apoiadas pelo colo das raízes e borrifando uma névoa, ou com uma massa de gotículas de solução nutritiva. O sistema permite uma enorme economia de solução nutritiva, a qual chegará as raízes das plantas, altamente oxigenada.

É um sistema bastante conhecido utilizado inclusive para clonagem de plantas, neste sistema as raízes ficam suspensas com uma solução nutritiva que fica no fundo do reservatório com auxílio de algum equipamento, normalmente uma bomba de água e um aspersor de irrigação, esta água fica borrifando a solução nutritiva entrando em contato com a raiz da planta, esse sistema de aeroponia é um sistema ativo e de recirculação.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido os diversos sistemas de hidroponia, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Comentários (2)

Deixe o seu comentário