We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Temperatura para cultivo

Temperatura Para Cultivo

CULTIVO INDOOR – Os 10 Fatores para o SUCESSO #3 | TEMPERATURA

 

Salve galera, tudo bem? Hoje daremos continuidade a série os 10 Mandamentos para o Sucesso no seu Cultivo Indoor,  é um workshop desenvolvido pela GrowPlant em parceria com a Hortilab, uma empresa especializada no desenvolvimento de iluminação em LED. Neste artigo iremos mostrar como a temperatura pode influenciar no sucesso do seu cultivo.

 

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Controle da Temperatura

O controle da temperatura está diretamente relacionado ao sucesso do seu cultivo, em temperaturas baixas ocorre o fechamento dos estômatos, eles ficam localizados na parte inferior das folhas e são responsáveis pela realização das trocas gasosas, quando estão fechados essa troca deixa de acontecer. Por outro lado, em temperaturas altas ocorre transpiração excessiva podendo ocasionar danos no tecido celular e até a necrose das folhas. Eles também são responsáveis pela absorção e liberação de Gás Carbônico (CO²) e Oxigênio (O²). Para isso, deve-se observar a temperatura interna das folhas que normalmente é diferente da temperatura ambiente, desta maneira você vai avaliar se está ocorrendo corretamente a abertura e fechamento desses estômatos.

 

 

Iluminação

Nós sempre aconselhamos os nossos clientes a utilizar a iluminação adequada para seu tipo de cultivo, por quê? Caso você utilize uma lâmpada com uma potência maior que a adequada para seu espaço você terá problemas com a temperatura, isso vai fazer com que a planta nunca atinja o máximo potencial que ela pode chegar e você estará gastando um valor acima do necessário para aquele espaço. Caso tenha qualquer dúvida sobre iluminação você pode checar o nosso artigo anterior sobre Luz.

As plantas nunca irão atingir o seu máximo potencial caso elas não estejam em num ambiente com a temperatura correta, para definir qual é essa temperatura alguns fatores devem ser considerados. Primeiro é necessário escolher uma temperatura mínima e uma temperatura máxima e não deixar que esse limite seja ultrapassado, para isso você deve saber a quantidade de watts que será utilizado nesse espaço, depois avaliar se é necessário a utilização de ar-condicionado ou extratores de ar.

 

 

Temperatura com as Luzes Acesas

A faixa de 22 °C a 28 °C é uma ótima faixa para pessoas que trabalham com HPS ou HQI, essas lâmpadas possuem infravermelho, assim como em alguns painéis de LED a utilização do infravermelho serve para aumentar a temperatura interna da folha, fazendo com que essa faixa de temperatura se torne adequada, em caso de pessoas que utilizam Led com espectro mais branco, como o COB, essa temperatura sobe um pouco ficando entre 26 °C a 30 °C.

Muitos cultivadores costumam deixar a sua temperatura 5 °C a menos nas primeiras horas do dia, ou seja, assim que a luz acender, isso evita que a planta estique muito nos primeiros dias de floração, gerando plantas mais compactas e frutos mais densos.

 

 

Temperatura com as Luzes Apagadas

Quando a luz está apagada, para simular o período noturno, ocorre uma queda natural de temperatura já que a fonte de iluminação está desligada, essa variação pode ocorrer entre 10 °C sem trazer maiores problemas para seu cultivo, nós devemos aproveitar essa variação para trabalhar aspectos importantes da fase de floração.

Por exemplo, um método muito utilizado para motivar a mudança morfológica da planta é a redução da temperatura no período noturno, com auxílio de um ar-condicionado, você pode deixar sua temperatura entre 18 °C e 16 °C, isso irá gerar plantas mais avermelhadas e com uma possível maior produção de resina, tal situação ocorre, pois essa faixa de temperatura se a aproxima das que são encontradas no inverno e por consequência o fim do seu ciclo reprodutivo.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, como vocês puderam perceber o controle da temperatura é importante durante todas as fases do plantio, porém, no próximo artigo iremos falar sobre algo ainda mais importante que é a relação entre a temperatura e a umidade dentro deste novo ecossistema que você está desenvolvendo, caso tenham alguma dúvida, só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor.

Deixe o seu comentário