We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Tipos de Solos

Salve Família, tudo certo com vocês? Hoje iremos falar um pouco sobre os tipos de solos, destacaremos algumas características e modos de utilização.

Com tantas opções de tipos de solos no mercado, as vezes ficamos confusos em qual ingrediente escolher para confeccionarmos o solo que iremos usar no cultivo.

Você já deve ter ido comprar solo em um grow shop e o vendedor provavelmente te fez a pergunta mágica:

Você procura um solo orgânico ou inerte?

Nesse artigo iremos ajudar a sanar suas dúvidas, e de uma vez por toda entender a diferença entre solo orgânico e inerte.

Sabemos que as plantas apreciam um solo fofo e leve, com uma boa drenagem e certa retenção hídrica, essas características valem para ambos os métodos e dependem exclusivamente dos ingredientes escolhidos ao fazer a montagem do solo.

Solos orgânicos

Solos orgânicos são ricos em matéria orgânica, como por exemplo, vegetais e animais decompostos e microbiologia, mas, pode conter nutrientes em excesso e até mesmo não apresentar características físicas interessantes, por isso, também utilizamos aeradores e condicionadores inertes em sua composição, como perlita, fibra e pó de coco, vermiculita, etc…

Normalmente usamos apenas fertilizantes orgânicos e ou naturais para complementar a nutrição de nossas plantas, como melado de cana e beterraba, fermentados como os encontrados no método KNF e Jadam, pois fertilizantes minerais podem ser agressivos a microbiologia presente nesse solo e reduzir a qualidade do produto final. É importante salientar que na maioria das vezes esses bio fertilizantes são utilizados a fim de complementar a nutrição e não como única e exclusiva fonte de alimento.

Alguns ingredientes que podem ser utilizados na confecção de um solo orgânico são:

humus de minhocas, cascas de arroz, farinha de osso, calcários de concha e dolomítico, esterco bovino e de frangos, pó e fibra de coco, guano de morcego, green sand, micorrizas, pós de rocha, entre outros.

Solos inertes

Solos inertes são mídias de cultivo que tem função de sustentação das raízes. Esse tipo de solo precisa ser enriquecido com fertilizantes desde o início de vida da planta, pois não possuem níveis consideráveis destes elementos.

Normalmente utiliza-se fertilizantes minerais e ou mistos pois os naturais dependem da micro vida presente nos solos orgânicos para serem absorvidos e aproveitados.

Vemos várias linhas de fertilizantes no mercado como General Hydroponics, Advanced Nutrientes, House and Garden, Smart Grow, High Nutrients que são ótimas para se usar nesse tipo de substrato

Podemos fazer a seleção dos ingredientes de acordo com nossa necessidade, por exemplo, se quiser uma frequência maior de rega uma mistura de 70% coco e 30% perlita é muito indicada, se quiser regar menos, usar uma mistura de 50% turfa, 30% perlita e 20% vermiculita pode ser uma ótima opção.

Para realizar a produção de uma mídia inerte podemos utilizar diversos ingredientes, como:

Turfa de sphagnum, vermiculita, perlita , lã de rocha, pó e fibra de coco, dentre outros em diferentes proporções.

Chegamos ao final deste artigo! Hoje vocês viram sobre os tipos de solos e alguns pontos importantes de cada um deles para utilizar da melhor maneira e ter ótimos resultados. Para aprender um pouco mais sobre outros temas de cultivo veja outros artigos em nosso blog.

Deixe o seu comentário