We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
transplante de mudas

Transplante de Mudas

CULTIVO INDOOR PASSO A PASSO #3 | PLANTANDO As SEMENTES E CLONES ENRAIZADOS

 

Salve galera, tudo bem com vocês? Hoje iremos dar continuidade a série Cultivo Indoor Passo a Passo #3, anteriormente ensinamos como fazer a germinação das sementes e como plantar a semente germinada. Nesse vídeo iremos falar sobre o momento certo para fazer o transplante de mudas e sementes já germinadas.

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Como saber o momento correto de fazer o transplante?

Normalmente, você fará uma observação da mídia em que a semente ou clone está, seja ela jiffy ou lã de rocha, assim que você notar que as raízes estão saindo para fora você já pode fazer o plantio ou transplante, caso ainda não estejam evidentes vale a pena aguardar um pouco mais.

 

 

Preparando o Vaso

Antes de você fazer o plantio você precisa decidir qual é o vaso que vai utilizar e também decidir qual tipo de cultivo você irá fazer, por exemplo, um cultivo em solo inerte que também é conhecido como semi-hidroponico, que já comentamos anteriormente, é um solo normalmente composto de 50% turfa de sphagnum e 50% perlitafibra de coco, entre várias outras opções, nesse caso você pode iniciar seu cultivo em vasos menores e ir transplantando para vasos maiores conforme o tempo for passando, como também você já pode plantar direto no vaso definitivo que você irá utilizar do começo ao fim. É importante lembrar que caso você tenha optado por fazer seu cultivo em solo inerte, você também deverá trabalhar com a fertirrigação ou seja, todos os nutrientes que sua planta irá utilizar para seu desenvolvimento, serão dados através da rega.

 

 

Preparando a Solução

Depois de escolher o vaso e preenchê-lo com o substrato de sua escolha, você pegará um recipiente ou balde, complete ele com água e calibre o PH dessa água entre 5.0 e 6.0, também vale a pena acrescentar um pouco de fertilizante para o crescimento, rico em nitrogênio e também um enraizador.

Vocês se lembram do artigo sobre germinação de semente, nele nós falamos que se caso o fabricante do nutriente que você estiver utilizando, não tiver uma dosagem específica para esta fase da planta, vale a pena você reduzir a dosagem para 1\4 do total. Após realizar a mistura da água com os nutrientes, vale a pena você medir o PH novamente, se por acaso ele estiver saído da faixa de 5.0 a 6.0 regule novamente para esta faixa.

 

 

Cultivo em Solo Inerte

Quando você estiver com seu vaso preparado e sua solução pronta, antes de fazer o plantio vale a pena você regar o seu substrato, normalmente recomenda-se uma rega com meio ou 1\3 do volume do vaso, Exemplo: Vaso de 10 litros, regaria de 3 a 5 litros de água, depois que o vaso estiver úmido faça uma cova e enterre sua planta, caso sua planta já esteja desenvolvida, vale a pena você fazer uma cova mais funda e enterrar a planta até que a terra fique nivelada com as primeiras folhas.

Depois de fazer isso, firme a terra e passe para o processo de iluminação do estágio vegetativo, ou seja: 18h de luz e 6h de escuridão.

 

 

Cultivo com Mistura de Solos

Caso você tenha optado por fazer um cultivo com uma mistura de solos, o processo é bem semelhante ao anterior, nesse caso o solo já é rico em nutrientes, então na grande maioria dos casos não se usa fertilizante e a rega da solução é feita apenas com água, também vale a pena você iniciar seu cultivo em vasos menores e conforme ela vai crescendo você vai transplantando para vasos maiores, aumentando o fornecimento da terra e consequentemente o fornecimento de nutrientes, os passos seguintes também são bem semelhantes, você irá fazer uma cova no solo e enterrar a planta até que as primeiras folhas fiquem niveladas com a terra. E nesse caso como já falei, fazer a rega para umedecer o solo apenas com água.

 

 

Regas

Nesse primeiro momento, as regas costumam ser menos frequentes, a planta ainda tem que se ambientar com esse novo meio de cultivo e suas raízes ainda tem uma longa jornada pela frente. É importante que fique claro que antes da sua planta desenvolver do nível do solo para cima, ela tem que desenvolver do solo para baixo(raiz).

Nos primeiros 10 a 15 dias é interessante você regar sua planta com uma solução leve, o PH controlado e um pouco de enraizador, a frequência de regas pode variar muito, uma dica bem legal é você sentir o peso do seu vaso, se estiver pesado, quer dizer que está úmido e não precisa de rega, quando estiver leve significa que ele está seco e é um ótimo momento para você regar.

O período vegetativo da planta só se inicia quando ela tem um crescimento nítido do nível do solo para cima, só então você pode dizer que ela começou seu período vegetativo, utilizando 18h de luz e 6h de escuridão.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre transplante de mudas já germinadas, caso tenham alguma dúvida, só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Deixe o seu comentário