We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

umidade

Umidade

CULTIVO INDOOR – Os 10 Fatores para o SUCESSO #4 | UMIDADE

 

Salve galera, tudo bem? Hoje daremos continuidade a série os 10 mandamentos para o sucesso no seu cultivo indoor,  é um workshop desenvolvido pela GrowPlant em parceria com a Hortilab, uma empresa especializada no desenvolvimento de iluminação em LED. Neste artigo iremos mostrar como a umidade pode influenciar no sucesso do seu cultivo.

 

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Umidade

As plantas, assim como nós, seres humanos também usam o processo de transpiração para manter sua temperatura ideal, retirando água do solo e transpirando pelas folhas, quanto maior a temperatura, maior a transpiração e maior será a umidade do ambiente, esse ciclo como vocês podem ver, pode sair do controle rapidamente dentro de um ambiente fechado como um jardim indoor, controlá-la se torna uma tarefa difícil, principalmente porque a umidade é um fator relativo, ai que está o segredo, a relatividade está no fato de o ar ser capaz de carregar mais umidade quando a temperatura está alta e menos quando o ar está mais frio. Desta forma quando a umidade do ar é alta, a transpiração tanto dos humanos quanto das plantas, se torna menos eficiente isso torna o resfriamento pela transpiração natural bem menor.

A transpiração é um processo metabólico da planta que é regulado pela umidade e temperatura do ambiente, controlando a abertura e o fechamento dos estômatos, responsáveis pela troca de gases necessária no processo de fotossíntese, no próximo artigo iremos falar sobre o VPD que é a relação entre umidade e temperatura, para que a transpiração e respiração ocorram de forma mais eficiente possível. Um ponto importante a ser levado em consideração é que controlar ela se torna mais difícil quando as luzes se apagam, nesta fase você pode perceber que a umidade relativa sobe drasticamente, porque a temperatura cai imediatamente, a quantidade de umidade do ar permanece a mesma, mas a relativa sobe muito por conta do ar previamente mais quente, o ar agora mais frio, não tem mais a capacidade de retê-la.

Combinando esse fator com o fato da superfície da planta também estar esfriando a condensação começa a aumentar. Quando o ambiente é maior, somente a utilização de um extrator, pode não ser suficiente para o controle da umidade dentro do seu espaço, desta forma nós indicamos a utilização de um desumidificador indicado para o tamanho específico do seu jardim, também é importante a utilização de pelo menos 2 termômetros ou termo higrômetros que devem estar dispostos em alturas e locais diferentes do seu jardim indoor, de preferência modelos que guardem um histórico mostrando um valor mínimo e o máximo registrado nas ultimas 24h.

 

 

Fases de Desenvolvimento

Diferentes fases de desenvolvimentos da planta, precisam de diferentes níveis de umidade, quando estamos falando da fase de propagação ou clones em processo de enraizamento, é necessário um ambiente mais umido acima de 85% já que o corte ainda não tem raízes formadas para extrair água e nutrientes do solo, por isso usamos cúpulas que simulam uma pequena estufa, completamente fechada, até que apareçam raízes indicando que a planta já pode ser movida para a fase vegetativa, para um ambiente de menor umidade.

Na fase vegetativa, a faixa de umidade com as luzes acesas deve ser de 50% até 65%, um ambiente com uma umidade alta, acima de 70% é ideal para reprodução de mofo, pragas e insetos, para manter a umidade sobre controle quando as luzes estão acesas, é necessário uma boa ventilação e extração de ar de dentro do ambiente constantemente, se você usa uma tenda para cultivar, esse controle pode ser feito com ajuda de absorventes de umidade, como por exemplo,  a sílica, caso o espaço seja maior como um quarto ou uma sala, talvez seja necessário a utilização de um desumidificador ou de um ar condicionado.

Na fase de floração, controlar a umidade é mais importante ainda, nessa fase a presença de mofo, fungos e outros patogênicos podem destruir sua colheita. É importante mantê-la entre 40% e 60% tanto com as luzes acesas, quanto com as luzes apagadas.

Como vocês podem ver controlar a umidade da planta é importante durante todo o ciclo dela, porém no próximo episódio da série iremos falar sobre algo ainda mais importante, a relação entre a umidade e a temperatura, também conhecida como VPD.

Dessa vez vamos ficando por aqui, neste artigo vocês puderam perceber como o controle da umidade é importante durante todas as fases do cultivo, caso tenham alguma dúvida, só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor.

Deixe o seu comentário