We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
clonagem de plantas

Clonagem para Plantas

Clonagem de Mudas e Plantas Passo a Passo #1 

 

Salve galera, tudo bem? Hoje, iremos demonstrar e ensinar a vocês o passo a passo de como fazer uma clonagem, para obter o melhor resultado de suas mudas.

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Clonagem de Plantas Passo a Passo

Para fazer a clonagem você vai precisar de:

Lã de Rocha: Lãs de Rocha Grodan Delta tem uma relação, ar/ água ideal para o crescimento saudável da raiz e permitir um melhor enraizamento graças a uma distribuição uniforme de água e CE.

 ou

Célula Jiffy: composta por uma rede fina de matéria vegetal preenchida com substrato (turfa de sphagnum premium) de alta qualidade e depois comprimida para formar uma pastilha acessível.

Nesse caso, ambas têm a mesma função, vão servir de base para colocar o ramo que você escolheu para fazer a clonagem. Além disso, você vai precisar do Sela Gel para fazer a selagem do ramo depois de cortado, um borrifador, uma tesoura, uma cúpula e do ramo (clone).

Com tudo pronto, selecione um ramo de sua planta que contenha de 6 a 12 cm, faça um corte reto, depois bifurque-o. Lembre-se sempre de deixar o clone dentro da água depois de fazer a bifurcação, e até mesmo antes (pode utilizar o sela gel também), pois, para não danificar o ramo é sempre bom manter ele em contato com a água.

Após a bifurcação, retire o galho da água e leve ao sela gel, é importante que ele fique bem untado no sela gel, deixe o ramo agindo durante 10 a 15 minutos mais ou menos, enquanto isso, hidrate a célula se for o seu caso. Com sua célula já hidratada, retire seu ramo do sela gel e leve-o para célula hidratada, logo depois molde a célula para que ela fique envolta de todo o caule e retire todo excesso de água, agora só levar a jiffy para a bandeja com cúpula, onde ela vai fazer o processo de enraizamento.

Depois de passar o clone para a célula jiffy, procure umedecer as bordas da cúpula, utilizando o borrifador com água, você também pode utilizar algum tipo de vitamina B, podendo ajudar ainda mais no desenvolvimento da planta, até mesmo dificultando e impedindo o amarelamento das folhas. Após borrifar a solução na cúpula, tomando muito cuidado para não borrifar nos clones, quando estiver totalmente úmida, feche o ambiente com o clone.

Se possível utilize um Termo Higrômetro, para controlar a umidade do ar, utilizando também a abertura na cúpula para a troca e vazão de ar. Nesse estágio o ideal é ter uma Lâmpada Fluorescente bem acima da cúpula, tomando bastante cuidado pois, geram bastante calor então precisam de uma distância maior da cúpula.

O período de luz é de 18 á 24 horas, e a temperatura ideal é em torno de 25 °C, existe um produto chamado tapete térmico, que você forra a cúpula e ele mantém a temperatura escolhida por você.

 

 

Cuidados Anteriores para Melhor Aproveitamento

Antes de fazer o clone você deve deixar todo o material limpo e esterilizado, uma dica antes de você fazer a clonagem, é diminuir o nível de Nitrogênio (nutriente responsável para o crescimento das plantas para a produção de novas células e tecidos. O Nitrogênio promove a formação de clorofila, que é um pigmento verde encontrado nas folhas que captura a energia do sol) e aumentar o nível de Glicose (a glicose é uma molécula química pertencente ao grupo dos carboidratos, é um carboidrato simples). O ideal seria uma semana antes de cortar o clone, limitar o Nitrogênio recebido pela planta, isso vai garantir que ela não fique excessivamente verde, já que isso deixa o processo de enraizamento mais longo.

 

 

Seleção dos Clones 

A poda deve ser feita cortando uma parte do terço mais baixo da planta. Tente sempre cortar os brotos frescos na fase vegetativa, com plantas estabelecidas de 6 a 12 cm de comprimento e 0,5 a 0,2 cm de diâmetro do caule. O ideal é trabalhar com os ramos mais na parte de baixo da planta, como estão mais perto da raiz eles possuem mais hormônios de enraizamento, portanto, de uma forma natural ele tem mais propensão de enraizar melhor.

 

 

Clone

O processo de clonagem faz com que a planta sofra um trauma muito grande, o sistema radicular enviava nutrientes, agora ele foi cortado e não consegue mais realizar essa função, ela vai continuar o desenvolvimento dela através das folhas, então é importante deixar o ambiente que o clone vai ficar (a cúpula) com a umidade alta de 90 a 95%, e nunca tampar ou obstruir as folhas, pois, é através delas que a planta fará as trocas necessárias para seu desenvolvimento, no caso de, por exemplo, borrifar água nas folhas, você pode até mesmo afoga-la. Uma dica boa nesse momento, é fazer um pequeno corte na ponta de suas folhas, isso vai ajudá-la no desenvolvimento e na absorção.

A água que você utilizou para hidratar a célula de germinação, você pode trabalhar com algum tipo de enraizador, com uma dosagem muito baixa, já que, nesse caso a célula vai ficar “embebedada” com essa solução e quando a raiz começar a se desenvolver ela terá um auxílio no desenvolvimento nutritivo dela.

 É um processo que não é tão rápido, então se por acaso estiver amarelando e aparentemente não estiver desenvolvendo bem, mantenha ele na cúpula, pois, quando você menos esperar as raízes aparecem, geralmente elas demoram de 15 a 20 dias podendo demorar mais, ou menos, porque é um processo natural, quando estiver enraizando você perceberá as raízes saindo na célula de germinação, agora pode transplantar ela direto em um vaso.

 

 

Prevenção

Uma boa dica é utilizar um produto que seja preventivo contra pragas, como, por exemplo, o WetCit(Orobor), você prepara uma solução com ele, respeitando a dosagem e mergulha a planta nesta solução, depois você transfere ela para o vaso que você vai cultivar, isso ajuda a prevenir futuras pragas que possam aparecer no seu cultivo.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre como fazer uma boa clonagem para plantas, caso tenha ficado alguma dúvida só comentar aí embaixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Deixe o seu comentário