We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
plantando sementes

Plantando Sementes

Cultivo Indoor Passo a Passo #2 Plantando a Semente Germinada

 

Salve galera, tudo bem com vocês? No quadro anterior nós falamos sobre germinação de sementes, hoje daremos continuidade a esse tópico, apresentando o plantando sementes.

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Momento Ideal

Após germinar a semente é hora de escolher uma mídia e planta-la. Um bom momento para fazer isso, é quando a radícula (Raiz Branca que sai da semente) estiver com 1 cm a 1,5 cm de tamanho. Caso sua semente ainda não esteja no tamanho recomendado, deve-se manter ela nas condições ideais de umidade e escuridão até que esteja no momento de planta-la.

 

Plantando Sementes

Antes de plantar a semente, você deve preparar previamente o solo ou a mídia que irá recebe-la. Os substratos mais utilizados são:

  • Disco de germinação e clonagem Jiffy: composta por uma rede fina de matéria vegetal preenchida com substrato de turfa de sphagnum.
  • Cubos de Lã de Rocha: estes blocos têm uma excelente absorção de água e apresentam uma estrutura fibrosa exclusiva.
  • Vermiculita: pode ser utilizada pura para germinação de sementes e produção de mudas, ou pode ser usada misturada com a terra para melhorar as propriedades do solo.
  • Mistura de solo e etc.

O importante é que o solo nesse primeiro momento, seja um solo leve, inerte, livre de nutrientes ou com o mínimo possível. As sementes germinadas são muito sensíveis e requerem inicialmente apenas água, de preferência água mole, com uma carga elétrica (EC) bem baixa.

 

 

Passo a Passo

  1. Coloque em um recipiente água, de preferência água mole. (se você ainda não sabe o que é água mole, sugiro que acessem nosso artigo sobre qualidade da água).
  1. No recipiente, deixe um espaço para acomodar os discos ou os cubos de lã de rocha.
  1. Adicione na água algum enraizador de sua preferência, por exemplo, Rapid Start, Root Juice, Deeper Underground, Smart Roots, etc.
  1. No entanto, nesse momento utilize apenas 1/4 da dose recomendada pelo fabricante ou se certifique de que o fabricante tenha a indicação para a utilização em sementes.
  1. Misture o enraizador na água.
  1. Ajuste o PH da água na faixa de 5,5 a 7,0.
  1. Pode-se adicionar um pouco de Vitamina B e também algum produto com micro enzimas, lembrando também de utilizar pouca quantidade, pois as raízes são muito sensíveis.
  1. Após misturar a solução coloque as células ou cubos para embebedar ou expandir.
  1. Esse processo faz com que a mídia vá ficando impregnada com a solução e os hormônios.
  1. Caso seja possível coloque um compressor de ar para aerar e oxigenar a água. Se não tiver um compressor, não tem problema.
  1. Após a mídia ficar mergulhada por 15 a 30 minutos, retire o excesso de água para acomodar a semente.
  1. A mídia não deve ficar muito encharcada, caso necessário pressione levemente a mídia para retirar o excesso de água.
  1. Após retirar o excesso de água, abra um furo ou caminho para que a raiz possa entrar sem danifica-la, caso queira pode ser usado a parte de trás de uma caneta.
  1. Pegue levemente a semente pela parte da casca dura e coloque a raiz dentro do furo, deixando apenas a parte da casca na superfície ou um pouco abaixo da superfície do solo.

 

 

Considerações Finais

Toda a parte branca da raiz não deve ser exposta a luz e deve ficar abaixo do solo. Nesse momento você já pode colocar sua semente germinada embaixo de uma fonte de luz. É importante que seja uma luz leve ou moderada, as lâmpadas fluorescentes são ideais nesse momento, porém, caso você precise usar lâmpadas de alta intensidade ou leds potentes, deve-se deixar acima de 1 metro de distância, às vezes, chegando até a 1,5 metros.

 Conforme a planta for crescendo, você deve ir aproximando a lâmpada, enquanto a planta vai enraizando, você deve sempre monitorar o ambiente. Não deixe o substrato secar muito e também não o deixe encharcado. Nesse momento a planta prefere um ambiente mais úmido, sempre que precisar regar, coloque um produto para enraizamento. Assim que estiver enraizado, com um sistema radicular bem estabelecido já é o momento de ir para o vaso, ou para o sistema de cultivo escolhido.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido qual a melhor maneira plantando sementes, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Comentário (1)

Deixe o seu comentário