We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog

Temperatura e Umidade

 

Muita gente se prende na nutrição e iluminação para garantir um bom desenvolvimento da planta, porém fatores ambientais como temperatura e umidade também são diretamente proporcionais a uma colheita satisfatória.

Você agora deve estar se perguntando quais são as faixas ideais de temperatura e umidade e como elas influenciam no crescimento das plantas, nesse artigo esclareceremos esses fatores!

Os fatores climáticos influenciam de forma acentuada o desenvolvimento das plantas, bem como a produção dos princípios ativos, por isso, é tão importante para o cultivare.

Temperatura: Interfere diretamente no desenvolvimento das plantas; normalmente um ambiente com temperaturas entre 27°C e 24°C pode ser considerado ideal tanto no período vegetativo quanto na floração. As espécies vegetais, assim como outros organismos vivos, possuem temperatura mínima e máxima para sobreviver e temperatura ótima, onde o desenvolvimento será máximo, ou seja, por mais que a planta resista a temperaturas maiores ou menores, ela terá um crescimento ótimo na faixa ideal.

A temperatura interfere na formação da clorofila, determinando uma produção maior ou menor e também uma coloração mais forte ou mais fraca. A diferença entre a temperatura do dia e da noite é chamada de termoperíodo e também influencia no desenvolvimento das plantas.

Umidade: Também é determinante para um bom crescimento.

A faixa de umidade ideal varia de acordo com o estágio de vida da planta, sendo a faixa ideal de 90% a 80% durante a germinação para garantir a permeabilidade da água na casca da semente e fornecer plena hidratação para a formação do sistema radicular.

Trabalhando entre 50% a 60% em plena vegetação garantimos um bom ponto de dilatação dos estômatos caso a temperatura também esteja adequada, favorecendo assim processos relacionados a troca gasosa e consequentemente a fotossíntese e taxa de crescimento.

Com 50% a 30% de umidade durante a floração evitaremos o aparecimento de fungos nas flores e frutos, além de estimular a produção de resina.

É importante lembrar que se cultivarmos com ambas adequadas, teremos um maior desenvolvimento por parte da planta, maior resistência a pragas e patógenos, além de uma colheita de melhor qualidade.

E como saber qual a temperatura e umidade interna do meu grow?
Para isso é utilizado um aparelho chamado Termo higrômetro. Vale lembrar que o ideal é que a sonda de seu aparelho esteja o mais próximo possível do topo das plantas, já que é nesse local onde ocorre a maior incidencia de luz.

Chegamos ao final deste artigo! Hoje foi abordado o tema sobre temperatura e umidade e quais os parametros ideias para um desenvolvimento saudável. Para aprender um pouco mais sobre outros temas de cultivo veja outros artigos em nosso blog.

Deixe o seu comentário