We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
cultivando em lã de rocha

Cultivando em Lã de Rocha

CULTIVO EM LÃS DE ROCHA | PARTE 2

 

Salve galera, tudo bem? Hoje estaremos trazendo a segunda parte do artigo sobre o cultivo em lã de rocha é um artigo em parceria com a In-Outdoor, aprenda agora cultivando em lã de rocha.

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Como fazer Estacas ou Clones em Lã de Rocha

O processo para realizar estacas ou clones é muito similar a outros métodos de propagação ou estaquia, também pode ser feito em célula de germinação Jiffy ou no coco, uma vez que tenhamos os primeiros galhos trabalhados e preparados fixaremos com cuidado nos blocos de lã de rocha de 4 x 4 cm já estabilizados em pH 5,5 de modo que não fique muita umidade retida nos blocos, para evitar o apodrecimento dos caules.

Uma vez fixados nos blocos de 4 x 4 cm os trataremos eles como se estivessem sido feitos em uma célula de germinação, controlando a umidade a cada dia, pulverizando os blocos e mantendo uma umidade e temperatura constante nos blocos para facilitar o enraizamento, é recomendável realizar este processo em uma estufa de propagação assim como fazemos na germinação de sementes, pois fica mais fácil de manter os parâmetros constantes.

Com o passar dos dias, iremos rebaixando a umidade relativa até que finalmente iremos retirar a tampa da estufa de propagação. Assim os clones ou estacas não sofrem estresse hídrico em contraste com o exterior.

 

 

Cultivando em Lã de Rocha

Para realizar um cultivo em lã de rocha começando de sementes, o primeiro passo que devemos fazer é estabilizar todas as lãs a serem utilizadas, o pH deve ficar estabilizado em 5,5 e o EC inicial de 0,5 – 0,6, utilizando durante esta primeira semana de crescimento, não mais de duas irrigações de 1 minuto de duração com uma dosagem de uns 100 150 ml por planta, deste modo facilitaremos a expansão radicular das plantas, dado que a lã de rocha absorve e retém muita quantidade de água.

Para facilitar as tarefas de irrigação, será de muita ajuda usar um sistema de irrigação automático de montagem simples um sistema de cultivo hidropônico formado de Wilma Librabak, bandeja hidropônica feita especialmente para cultivar com lã de rocha.

A quantidade de irrigação inicial pode ser mantida até entrar na 1° semana de floração com um pH de 5,5 o qual podemos variar passados os primeiros 5 dias de crescimento.

Posteriormente faremos flutuar pouco a pouco o pH até 5,8 e o deixaremos em 5,9 durante o transcurso da primeira semana de floração, atrasando a troca do foto período.

Caso as condições de cultivo variem, também podem variar as dosagens da irrigação a partir da 2° semana de floração e ate os finais da 3° semana, aumentaremos o número de irrigações dos mesmos, realizando 3 irrigações, elas serão de 2 minutos de duração irrigando quando começa a etapa diurna, para que as plantas não fiquem sem alimentos, recém começa o dia para elas, a segunda irrigação será de 1 minuto realizando essa irrigação 6 horas após a primeira irrigação com um EC de 0,8 a 0,9 e pH de 6,0.

Começando a 4° semana até finais da 5° semana de floração volta a aumentar as irrigações para 4 vezes ao dia. A primeira e última irrigação realizaremos em 2 minutos de cada uma e as outras duas irrigações serão de 1 minuto repartidas por igual durante o período diurno, os níveis de EC ficarão de 1.0 e 1.2ms sempre tendo em conta o estado das plantas, o pH manteremos em 6, deixando flutuar até 6.2 para voltar a rebaixar com pH down até 6.0 novamente.

Durante a 6° semana de floração voltaremos a aumentar as irrigações passando de 4 para 6 ao dia, a primeira e a ultima irrigação será feita em duração de 2 minutos, as outras 4 irrigações restantes seria de 1 minuto, deixando o EC de 1,4ms e o pH segue flutuando de 6,0 a 6,2 como na semana anterior.

Na 7° semana de floração manteremos os mesmos números de irrigação e dosagens nesta semana podemos aumentar o EC de 1,4 para 1,6 até 1,7ms dependendo do estado das plantas, o pH podemos deixar flutuando entre 6 e 6,3.

Na 8° semana de floração as plantas receberão as mesmas irrigações e dosagens que a semana anterior só que aumentará o EC para 1,8ms.

Na 9° e ultima semana de floração aumentará a dosagem das irrigações deixando todas em 2 minutos com o pH ajustado em 6.2 junto com os níveis de EC mais baixo possível, podemos aproveitar para aplicar um Flush, para que nos ajude a deixar as plantas mais limpas de sais minerais e nutrientes que contém no seu metabolismo e conseguir deste modo um melhor Sabor, odor, cor final das flores e frutos.

 

 

Reciclagem e Reutilização da Lã de Rocha

A lã de rocha é um produto que dependendo do formato que seja adquirido poderemos ou não reutilizar, por exemplo o “mapito”, perfeito para encher vasos pode ser reutilizado, basta lavar com água e retirar as raízes e sais minerais do cultivo anterior, uma vez lavado teremos que estabilizar ele como sempre numa solução nutritiva com um pH de 4,5 durante 24 horas, os slabs, big blocks, e blocos de menor tamanho não podem ser reutilizados e teremos que enviar para a reciclagem, a lã de rocha por não ser um produto biodegradável teremos que encaminhar a um lugar de reciclagem de resíduos especiais.

 

Observação: O projeto está orientado em um clima temperado, mas o tempo das irrigações não é FIXO, caso o clima da sua região seja mais quente ou úmido terá que aumentar o tempo das irrigações de 2 minutos para 5 minutos e de 100 a 150ml para 250 a 300 ml por planta.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais cultivando em lã de rocha, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Deixe o seu comentário