We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Cura de Ervas

Cura

A cura de ervas é um processo de seca prolongado que remove a umidade do interior das flores, algo que a simples secagem não consegue alcançar. Curar suas ervas vai  aumentar a potência da flor colhida.

O processo de cura de ervas elimina a acidez no sabor e no aroma do produto final, melhorando a potência dos princípios ativos da planta.

Quando os ramos e caules são cortados da planta viva, eles contém uma grande quantidade de umidade, clorofila, açúcares e amido, durante a cura, os açúcares e amidos presentes são convertidos em outras moléculas, resultando no aumento dos princípios ativos da erva. 

Portanto, a cura de flores reforça o paladar da sua flor, isso ocorre por conta da decomposição de moléculas que prejudicam o sabor, como a clorofila, que é responsável pelo sabor amargo e desagradável de ervas mal curadas, ela é degradada e desaparece ao longo do processo. Além disso, o teor de umidade é reduzido e o pouco que resta é distribuído uniformemente por todas as partes da planta.

Cuidados 

A cura de ervas proporciona uma quantidade significativa de tempo ao término do processo de cultivo.

Encha um pote (de preferência de vidro)  com cerca de até 75% da sua capacidade, vede bem e guarde em um local fresco e escuro.

De inicio, a umidade restante vai sair do interior dos brotos, dando a impressão que a erva esta ‘reidratada’.

É ideal abrir o pote durante alguns minutos, inicialmente, 3x ao dia, para liberar a umidade das ervas e permitir a entrada de um ar fresco (cerca de 10 minutos aberto). Esse processo auxilia para retirar a clorofila das flores, presentes no pote.

Repita esse processo durante a primeira semana. Ao iniciar a segunda e terceira semana de cura, não é necessário abrir o pote frequentemente, apenas uma vez por dia será o suficiente, porque nesse estágio a umidade estará bem menor.

Passadas três semanas,  você já pode considerar que suas flores estarão suficientemente curadas. Alguns cultivadores optam por aumentar o período de cura para até oito semanas, maximizando o paladar e a potência de suas ervas.

Potes e capacidades 

150ML: 5G

250ML: 14g

500ML: 20g

1L: 30G

Modelos que você pode encontrar em nosso site:

 Cvault:

Pote CVault especializado para cura de ervas, boveda já incluso no pote, com espaço para inserir o sache.

Veja opções de potes de vidro:

 

 com grampo:

Pote de vidro hermético com grampo garante vedação do pote, disponível em diversos tamanhos.

 

 com rosca:

Pote de vidro hermético com rosca. Acessíveis, possuem tampa de rosca.

 

A partir dessas informações, como saber o boveda ideal para a curar suas ervas?

Basta basear-se nessa tabela abaixo:

Por enquanto é isso! Neste artigo vocês viram como funciona a cura de ervas e como realizar. Caso tenham alguma dúvida, só perguntar aí em baixo. Para aprender um pouco mais sobre outros temas de cultivo veja outros artigos em nosso blog.

Deixe o seu comentário