We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Deficiência de Nutrientes

Salve galera! Tudo bem com vocês?
Nesse artigo nós iremos falar sobre um tema importantíssimo, como identificar a deficiência de nutrientes em suas plantas.

Quando iniciamos um ciclo de cultivo sempre buscamos o melhor para nossas plantinhas e qualquer sinal anormal já é motivo de preocupação. Folhas mal desenvolvidas, amareladas, com pontos escuros são o pesadelo para qualquer grower que busca os melhores resultados para seu cultivo.

Mas Calma! Depois de ler esse artigo você será capaz de identificar e resolver esses problemas!

 

Macro Nutrientes 

Os macro nutrientes são elementos fundamentais para o desenvolvimento de suas plantas e são consumidos em quantidades elevadas, são eles o Nitrogênio, Fósforo e Potássio, representados respectivamente pela letras N, P, K.

Quando suas plantas necessitarem de algum desses nutrientes você poderá identificar essa falta através das características das folhas de sua planta, cada falta apresentará características especificas como veremos a seguir.

Nitrogênio (N)


O nitrogênio é mais consumido no estágio inicial, durante a fase de vegetação. Quando a planta estiver com carência desse elemento ela terá seu desenvolvimento prejudicado e suas folhas irão apresentar uma coloração mais amarelada, inicialmente esse aspecto será notado nas folhas mais antigas e caso não seja resolvido irá afetar toda a planta. Veja abaixo um exemplo de planta com deficiência de nitrogênio.

Para resolver esse problema é necessário a utilização de produtos que sejam ricos em nitrogênio como o Fish Mix e Floranova Grow.

Fósforo (P)

Plantas com falta de fósforo apresentam coloração arroxeada nas folhas mais velhas em razão do acúmulo do pigmento antocianina. Em estádios de desenvolvimento mais tardios, as folhas apresentam áreas roxo-amarronzadas que evoluem para necroses. Essas folhas caem prematuramente, e a planta retarda sua frutificação. Veja baixo um exemplo de planta com deficiência de fósforo.

Para resolver esse problema é necessário utilizar produtos ricos em fósforo como por exemplo o Maxi Bloom e Last Mile.

Potássio (K)

A falta de potássio pode causar queimadura nas folhas, folhas com tonalidade verde escura e caules mais finos que o normal. Inicialmente a deficiência é notada nas bordas das folhas e com o tempo, caso não seja tratado, pode se alastrar em direção ao centro. Sua falta dificulta principalmente o desenvolvimento de flores e frutos. Veja baixo um exemplo de planta com deficiência de potássio.

Para resolver essa deficiência de nutrientes é necessário utilizar produtos ricos em Potássio como por exemplo o Liquid KoolBloom e o Fat Nug.

Macro Nutrientes Secundários

Os macro nutrientes secundários também são consumidos em grandes quantidades pelas plantas, os mais importantes para o cultivo indoor são o Cálcio (Ca) e o Magnésio (Mg). Sua ausência pode causar grandes prejuízos para seu cultivo, então fique atento, quanto antes você identificar essa deficiência menor será seu prejuízo.

Cálcio (Ca)

O cálcio é responsável pela estabilidade estrutural e fisiológica dos tecidos das plantas, juntamente com outras substâncias, ele regula os processos de permeabilidade das células e tecidos; também tem função de ativador enzimático. No geral a falta de cálcio pode gerar folhas com má formação e com dificuldade de desenvolvimento. Veja abaixo um exemplo de planta com deficiência de cálcio.

Magnésio (Mg)

A principal função do magnésio é ser o átomo central da molécula de clorofila nas folhas verdes das plantas. A clorofila necessita de 15 a 20 % do total de magnésio presente na planta para otimizar a absorção de luz e transferir energia para os centros de reação da fotossíntese. O sintoma de deficiência de magnésio é caracterizado pelo amarelecimento das folhas velhas na forma de clorose internerval. Veja um exemplo abaixo.

Para resolver problemas com Cálcio e Magnésio você pode utilizar o CalborMag ou o Calimag.

Micro Nutrientes

São elementos consumidos em menor quantidade e com menos probabilidade de apresentar sintomas de falta mas isso não significa que eles sejam menos importantes. A falta deles também pode prejudicar o desenvolvimento de suas plantas, portanto vale a pena sempre estar atento. Abaixo deixaremos uma tabela geral, mostrando diversos tipos de deficiência e como as folhas se comportam.

 

Por enquanto é isso! Neste artigo vocês viram como identificar a deficiência dos principais nutrientes que são consumidos pelas plantas. Caso tenham alguma dúvida, só perguntar aí em baixo. Para aprender um pouco mais sobre outros temas de cultivo veja outros artigos em nosso blog.

 

 

Deixe o seu comentário