We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog

Frequência de Rega

Salve Galera, tudo certo com vocês? Hoje nós falaremos sobre Frequência de Rega, abordaremos alguns pontos importantes para que sua rega esteja sempre controlada e de forma ideal.

 

 

Praticamente é impossível criar uma recomendação de frequência de rega sem levar em conta fatores externos, como por exemplo, tipo de substrato, tamanho e tipo do vaso usado no cultivo, tamanho da planta e do seu sistema radicular, temperatura e umidade da sala ou ambiente de cultivo, ou seja, devemos sempre estar atentos, observando e interagindo.

Existem diversos modos de verificar se a planta necessita ser regada, você pode levar em consideração a morfologia da planta. Quando ela fica murcha, é sinal de stress hídrico, indicando ausência ou excesso de água, utilizar o peso do vaso como comparação também é muito indicado, sendo que quando estiver saturado de água, será muito mais pesado se comparado com o substrato seco ou quase seco.

É importante salientar que na maioria das vezes devemos regar o vaso completamente, evitando bolsões secos, e preferencialmente deixar escorrer um pouco de água pelos buracos de drenagem, para assim, evitar o acúmulo de sais minerais na base do vaso.

A saturação hídrica vai variar de acordo com as características físicas da mídia escolhida, porém podemos nos basear em usar de 10 a 20% do volume do vaso em água ou solução de fertirrigação.

Comparando os tipos de substrato, podemos por exemplo, levar em consideração as características físicas de cada um, a vermiculita é muito conhecida por reter mais que 3x seu volume em liquido, enquanto a perlita, por sua vez é hidro-repelente, e retem água apenas em seus pequenos poros, o coco enquanto mix retem menos agua em comparação a um pó de coco, etc…

 

 

Por isso vale lembrar que a necessidade e frequência de rega pode variar e muito de acordo com a escolha dos materiais que farão parte da composição do solo ou substrato.

Chegamos ao final deste artigo! Hoje vocês viram os cuidados essenciais para sua Frequência de Rega, sendo de extrema importância para seu cultivo. Caso tenham alguma dúvida, só perguntar aí em baixo. Para aprender um pouco mais sobre outros temas de cultivo veja outros artigos em nosso blog.

Deixe o seu comentário