We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Terpenos

Salve Galera, tudo certo com vocês? Hoje nós falaremos sobre Terpenos, vamos entender um pouco mais o que são os terpeno e quais características eles possuem.

 

Você sabe o que são os terpenos?

São compostos produzidos de forma natural pelas plantas através de seu metabolismo secundário, com atuação e distribuição específica nas plantas, sendo mais comuns em algumas espécies do que em outras.

As plantas produzem os terpenos porque eles cumprem diversas funções na planta como protegê-la contra os herbívoros e patógenos e atuar na própria competição entre as plantas ou mesmo para fins de atração de organismos benéficos a elas, como animais polinizadores e dispersores.

As plantas produtoras de resinas aumentam sua produção quando expostas a condições críticas, como estresse hídrico, exposição solar elevada. Naturalmente, essa é a resposta da planta para se proteger e proteger seus frutos e sementes das condições adversas, sendo que esta proteção é conferida pelos terpenos.

Muitos são voláteis, ou seja, são facilmente liberados no ar e também percebidos pelas nossas narinas, assim como as de outros animais – daí vem a relação com a função de repelir ou atrair os animais, de acordo com as necessidades da planta. Os terpenos são, portanto, os grandes responsáveis pelo cheiro que sentimos.

Todos os óleos essenciais são terpenos. Eles são utilizados há cerca de 3.500 anos com aplicação em cosméticos, perfumes, solventes ou matéria-prima para a produção de tintas, graxas, ceras, e como intensificadores sensoriais em alimentos. São também óleos aromáticos que conferem às plantas uma variedade de sabor e aromas como o das frutas cítricas, frutas vermelhas, hortelã e pinho. Eles são secretados em glândulas, como os tricomas por exemplo.

 

 

Na tabela a seguir, apresentamos alguns exemplos e seus efeitos:

TerpenoCaracterísticasExemplos ocorrência (plantas)Efeitos
MircenoAroma terroso, pouco cítrico e meio amargoLúpulo, capim-limão, manga.Analgésico, antiinflamatório e antibiótico;
LimonenoAroma que sentimos ao descascar uma tangerina ou laranjaFrutas cítricas (limão, laranja, tangerina)Bactericida, fungicida e anti-cancerígena
Beta-CariophilenoPouco doce, apimentado, amadeirado, cítrico, adstringenteCravo-da-Índia, pimentas, algodão, ervasPoderoso analgésico, redutor da pressão sanguínea
PinenoAroma das resinas de pinheirosEucalipto, sálvia, pinheirosExpectorante, antiséptico, aumenta o foco, energético
LinalolAroma doce com toques apimentadosLavanda, lírio, etc.Estudos têm apontado efeitos na retração de câncer, possui efeitos sedativos
Delta-3-CarenoAroma doce, pungenteResinas de pinheiro, cedro, etc.Efeitos no tratamento de distúrbios da regulação hídrica no corpo, causa sensação de olhos e boca secos.

 

Chegamos ao final deste artigo! Hoje vocês viram o que são os terpenos e suas características e funções. Caso tenham alguma dúvida, só perguntar aí em baixo. Para aprender um pouco mais sobre outros temas de cultivo veja outros artigos em nosso blog.

Deixe o seu comentário