We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Tricomas

Salve Família, tudo certo com vocês? O tema que abordaremos hoje é referente aos Tricomas, falaremos sobre suas características e alguns pontos que uma grande parte tem dúvida sobre qual melhor estado de se colher baseando-se pelos tricomas.

O que são Tricomas?

Essa é uma grande duvida que muitas pessoas questionam, o que são aquelas gotas brilhantes, que parecem cogumelos na superfície de suas flores e folhas resinadas.

Essas pequenas estruturas brilhantes nas flores são conhecidas como tricomas!

Eles podem ser divididos em 3 classificações:

– Bulbosos: é a variação que possui menor tamanho, algo em torno de 10 a 15 microns

– Capitate-stalked: são os maiores tricomas e possuem tamanho entre 50 a 100 microns. É possível os observar a olho nu.

– Sésseis capitados: possuem tamanho mediano, e são divididos em cabeça, hastes e bases.

 

 

Qual a função dos tricomas?

A principal função dos tricomas é de proteção contra a radiação da luz solar ou de lâmpadas especiais para horticultura, algumas plantas secretam pelos tricomas substancias conhecidas como terpenos, que atraem polinizadores para garantir a perpetuação da espécie e liberam diferentes aromas para afastarem herbívoros e possíveis predadores.

Além dos terpenos os tricomas podem estar repletos de flavonoides e cannabinoides como por exemplo:

THC, CBD, CGB, THC-V, THC-A, CBDA.

Esses, por sua vez, são responsáveis pelos efeitos terapêuticos tão requeridos no uso medicinal e recreativo.

 

 

Então, podemos dizer que os tricomas são os reais responsáveis pela potência, sabor e aroma produzidos pelas diferentes subespécies de plantas?

SIM!

Por isso é tão importante observa-los antes de colher, já que, a coloração dos mesmos é um ótimo indicativo do ponto de maturação dessas substancias.

Alguns cultivadores preferem realizar a colheita quando as cabeças glandulares começam a ficar opacas, pois querem um nível mais elevado de THC, outros preferem colher quando estão 80% leitoso e 20% transparentes, esses normalmente são produtores de extrações que preferem um hash mais claro ao contrário de extrações mais escuras e com textura oleosa que necessitam de uma maior concentração de tricomas âmbar, ou seja, completamente maduros.

 

 

Agora você deve saber que essa, é uma questão que pode variar de grower para grower, por isso é tão importante realizar testes com diferentes pontos de maturação para decidir o que realmente necessita ou procura.

Chegamos ao final deste artigo! Hoje vocês viram sobre os tricomas, quais os estados que eles se apresentam e as maneiras de aproveitar cada estágio deles. Para aprender um pouco mais sobre outros temas de cultivo veja outros artigos em nosso blog.

Deixe o seu comentário