We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Cigarra

Cigarra

CIGARRA – Enciclo Pragas #8 | Catálogo de Pragas nas Plantas

 

Salve galera tudo bem? Hoje iremos dar continuidade à série Enciclopragas e a praga da vez é a cigarra.

 

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Cigarra

Nome Científico: Graphocephala Coccinea;

Nomes populares: Cigarra, Cigarrinha, Leafhopper;

Ordem: Hemitera;

Classe: Insecta;

Filo: Artrophoda;

Reino: Animália;

Partes Afetadas: Brotos, Caules, Folhas;

Sintomas: Queima nas folhas, Folhas com manchas bronze, marrom ou amarelas;

 

 

Visão Geral

À primeira vista é um inseto forte e robusto, ao mesmo tempo a cigarrinha é um tipo muito comum, conhecido oficialmente como: Graphocephala Coccinea. Agora os nomes populares incluem: cigarrinha “com faixas vermelhas”, cigarrinha “escarlate e verde “e cigarrinha “vermelha e azul”.

 

 

Anatomia

As cigarras podem ter características muito diferentes e por vezes, pode ser difícil identifica-las. Para tornar as coisas ainda mais confusas, cada espécie tem formas diferentes, dependendo do estágio atual da vida. O formato da cabeça e do corpo pode ser diferente, mas a estrutura geral das cigarras sempre permanece a mesma.

Elas têm 6 pernas, geralmente você pode ver dois conjuntos de pernas em cima, porém, um deles pode ser oculto ou mais difícil de ver. As pernas traseiras geralmente têm aparência “cabeluda” ou irregular e são usadas para ajudar o inseto a saltar, elas têm asas que ficam planas contra o corpo.

 

 

Ambiente de Vida

As cigarras se desenvolvem melhor em climas quentes e nessa época acabam se desenvolvendo as espécies adultas do inseto que vão sugar a umidade da seiva das folhas de suas plantas.

 

 

Alimentação

As cigarras enquanto jovens, sugam a seiva das plantas pela raiz e injetam toxinas. Já na fase adulta, elas também se alimentam da seiva, mas, desta vez, sugada pelo caule e folhas das plantas, sugam a seiva das folhas, o que  deixa manchas pálidas que ficam marrons ou bronze ao longo do tempo. Ao contrário das lagartas, as cigarras não deixam buracos nas folhas.

 

 

Reprodução

A cigarra é um inseto de metamorfose incompleta, conhecido como “Hemimetabolismo” (Ovo, Ninfa e Inseto Adulto).

Muitas espécies de cigarra têm períodos diferentes de amadurecimento, com ciclos vitais de duração variada, após o acasalamento, a fêmea faz cortes na casca de um galho para depositar os seus ovos. Ela pode fazer isso repetidamente, até que ela coloque várias centenas de ovos. Quando os ovos eclodem, as ninfas recém-nascidas caem no chão.

Observação: para combate-la veja nosso artigo sobre Defensivos Agrícolas.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre a cigarra, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Deixe o seu comentário