We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
Como Montar Um Grow

Como Montar um Grow

Como Montar um Grow

Quer montar seu grow e tem dúvida sobre quais são os itens necessários para iniciar seu cultivo?
Nesse post nós iremos mostrar quais são os produtos essenciais para você montar sua tenda e chegar ao resultado que você espera.

 

 

Cabine de Cultivo

EstufaO primeiro passo para iniciar a montagem é determinar quais serão as dimensões do seu espaço de cultivo, a maioria dos demais itens estarão relacionados a essa escolha, por exemplo, quanto maior a área de cultivo mais luz você irá precisar, mais exaustão será necessária e assim por diante.
Portanto, pense bem! Essa decisão será a base para as demais escolhas.

As cabines podem ser escolhidas de acordo com suas dimensões, trabalhamos com modelos compactos de 40cm x 40cm até modelos grandes de 300cm x 300cm. Essa escolha normalmente é feita levando em consideração o espaço disponível em sua casa ou a quantidade de plantas que você deseja cultivar. Vale a pena frisar que a relação espaço x quantidade de plantas não é exata, sendo influenciada por outros fatores como tempo de vegetação e tamanho dos vasos escolhidos, quanto maior o vaso menor será a quantidade que caberá na sua estufa.

Além do tamanho existe outro fator que influencia na escolha da cabine, o modelo.
Por exemplo, a marca de cabines MAMMOTH possui 5 modelos, sendo eles o Lite, Ivory, Pro, Prime e Elite.

A principal diferença entre os 3 primeiros está no revestimento interno e na espessura da lona.
Modelos mais simples como a LITE possuem lona pouco espessa e o revestimento interno com baixa refletividade já a PRO possui uma lona bem espessa e alta refletividade interna que proporciona maior durabilidade e melhor aproveitamento da luz.

Os últimos dois modelos (Prime e Elite) possuem o revestimento interno e a espessura da lona idênticos ao do modelo PRO o que os diferem dos demais é, o Elite possui modelos mais altos sendo 240cm a altura de todas as suas opções, enquanto o modelo PRIME é caracterizado por possuir cabines com mais de um espaço sendo possível realizar a vegetação e floração na mesma cabine.

 

 

Iluminaçãopainel-de-led

A escolha da iluminação é possivelmente o ponto que mais gera dúvidas em cultivadores iniciantes, e até mesmo nos mais experientes.
Atualmente existem dois tipos de iluminação que normalmente são utilizadas em cultivo indoor, as lâmpadas de vapor (HPS/HQI) e os painéis de LED.

Lâmpadas de Vapor

As lâmpadas se dividem em duas as de vapor metálico(HQI) e as de vapor de sódio(HPS), as primeiras possuem coloração mais próxima ao branco sendo mais efetivas para o estágios de vegetação, enquanto as outras possuem coloração amarelada sendo mais usadas no estágio de floração, normalmente essas opções possuem baixo custo inicial porém consomem mais energia gerando maior custo mensal, além disso essa fonte de luz gera muito calor e se ele não for bem controlado você pode prejudicar os resultados de sua colheita. Caso você opte pelas lâmpadas além delas, você precisará adquirir um reator e um refletor (mesmo com a aquisição desses itens o custo inicial ainda é menor que o do LED).

Os refletores auxiliam na melhor distribuição da luz por toda área de cultivo e estão disponíveis em dois modelos, sendo eles o Asa da gaivota e o Cooltube. O asa é um modelo simples, se assemelhando a uma asa de gaivota, como o próprio nome sugere, já o Cooltube é cilíndrico e possui vidro em boro silicato, seu formato facilita a exaustão enquanto seu vidro ajuda a controlar o calor emanado para as plantas.  Outro ponto importante é o tamanho dos refletores, quanto maior sua área maior deve ser o refletor.

Os reatores são responsáveis por disponibilizar a energia necessária para que a Lâmpada acenda e mantenha sua estabilidade, eles devem ser selecionados de acordo com o número de watts da lâmpada, ou seja, uma lâmpada de 600w deve ser utilizada juntamente com um reator de 600w. Os reatores são comercializados com especificações para lâmpadas de vapor metálico (HQI), vapor de sódio (HPS) ou mistos, esses atendem tanto as lâmpadas de vapor de sódio quanto as de vapor metálico, além disso é possível encontrar no mercado reatores magnéticos (modelos simples) e eletrônicos, esse modelo possui maior custo inicial, economia de aproximadamente 30% em relação ao modelo magnético e controle da intensidade da luz (dimerização).

Mas qual a quantidade de watts que eu preciso para meu espaço?

  • Lâmpadas de 250w – Espaços de até 80cmx80cm
  • Lâmpadas 400w – Espaços de até 100cmx100cm
  • Lâmpadas 600w – Espaços de até 120cmx120cm
  • Lâmpadas 100w – Espaços de até 150cmx150cm

Painéis Led

Os painéis led são a evolução da tecnologia para cultivo indoor, quando eles começaram a ser utilizados na agricultura sua eficácia era contestada por diversos cultivadores, atualmente, após anos de evolução, ele é a opção mais viável para quem quer economia e eficácia, sendo a fonte de luz que atualmente proporciona os melhores resultados.

Os produtos acompanham em sua descrição a área de abrangência, isso indica o espaço ideal para a utilização do painel, sendo essa a principal referência para a escolha. Também é muito comum os cultivadores analisarem a eficiência luminosa do painel, o PPFD, que resumidamente indica a quantidade de fótons que ele emite, o que impacta diretamente no desenvolvimento da planta (em breve falaremos especificamente sobre PPFD).

Para mais detalhes sobre iluminação, clique no link e veja nosso artigo sobre fotobiologia.

 

 

Exaustão

Exaustor

O exaustor é responsável pela troca de ar do seu grow, retirando de dentro o ar quente e permitindo a entrada de ar fresco e carregado de CO2. Na descrição do produto é possível encontrar a vazão, essa informação é essencial para escolha do produto. É viável escolher um exaustor que seja capaz de renovar o ar do seu grow uma vez a cada minuto (algumas literaturas sobre o assunto indicam a renovação de ao menos 1 vez a cada 3 minutos). Para fazer essa análise basta calcular a metragem cúbica de seu espaço e combinar essa informação com a vazão do exaustor. É possível encontrar esse produto nos modelos de 100mm, 125mm, 150mm e 200mm.

Outros dois itens que são utilizados em conjunto com o exaustor são os dutos e o filtro de carvão. Os dutos tem a função de direcionar o ar retirado para uma área externa, evitando que esse ar retorne para dentro da cabine é importante ficar atendo a metragem necessária para realizar a montagem do seu sistema e também ao diâmetro do duto escolhido, ele deve ser compatível com o tamanho do seu exaustor, por exemplo, para exaustores de 150mm você deve adquirir dutos também de 150mm.

O filtro de carvão é utilizado para eliminar possíveis odores que sejam emanados pelas plantas. A escolha do filtro deve ser feita de acordo com o exaustor, sua vazão deve sempre ser igual ou levemente superior à do exaustor, caso a vazão do filtro seja menor a filtragem do ar não será efetiva.

 

 

Acessórios

Os itens citados acima são os que geram mais dúvidas na hora da montagem do seu grow mas também são essenciais para o bom funcionamento, agora falaremos sobre o acessórios, eles não são fundamentais mais podem facilitar muito seu trabalho e economizar seu tempo.

Timer

O timer é responsável por automatizar o funcionamento de aparelhos eletrônicos, normalmente ele é utilizado em conjunto com sua fonte de iluminação.
Já imaginou ter que estar sempre perto do seu grow para apagar e acender a luz?
O timer resolve isso pra você!

Termo higrômetro

Esse aparelho realiza a medição da temperatura e umidade interna do seu grow.
A falta de controle dessas variáveis pode trazer grandes prejuízos ao seu cultivo, portanto é sempre bom estar atento a elas.

 

Hanger

Os ganchos que ficarão conectados em sua fonte de iluminação e no teto do seu grow, com eles é possível realizar o controle da altura da luz de forma fácil e rápida.

Pronto! Com esses itens é possível iniciar seu cultivo.
Ainda é necessário decidir sobre outros itens como vasos e fertilizantes, mas isso é assunto para outro post, nesse focamos na montagem da estrutura.

 

 

Dessa vez vamos ficando por aqui, neste artigo nós mostramos para vocês como montar o seu grow, caso tenham alguma dúvida, só perguntar aí em baixo. Para mais conteúdos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor.

Deixe o seu comentário