We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
condutividade elétrica

Condutividade Elétrica

CONDUTIVIDADE ELÉTRICA | EC, PPM, TDS

 

Salve galera, tudo bem com vocês? Hoje iremos falar um pouco sobre Condutividade Elétrica, EC, PPM e TDS, aprendendo a descobrir a quantidade de nutrientes que você está dando para sua planta, para saber o quanto de nutriente você está dando para sua planta, primeiro você deve saber qual a concentração de nutrientes existentes no meio de cultivo e na água, vale lembrar que essa dosagem vai aumentando conforme a planta se desenvolve.

 

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Medidores

Existem diversos medidores para medir a concentração de nutrientes na água e como muitas pessoas já sabem, eles podem apresentar medidas diferentes como:

 

  • EC – Condutividade Elétrica
  • CF – Fator de condutividade
  • PPM – Partes por Milhão
  • TDS – Total de Sólidos Dissolvidos
  • DS – Sólidos Dissolvidos

 

Os mais utilizados são EC, PPM e TDS. Todos esses medidores medem a condutividade elétrica, e depois converte em concentrações de sólidos.

 

 

Cálculo de Conversão

Uma medida de 1000 PPM significa que 1000 unidades de nutrientes, estão disponíveis a cada 1 milhão de unidades de água. Isso significa a concentração total da sua solução, não a concentração individual de cada nutriente. Vale a pena lembrar que o medidor de TDS e o de PPM são praticamente iguais.

Muitas vezes, você pode ter um medidor que está em uma unidade de medida como exemplo o PPM, mas a unidade de medida do fertilizante está em EC, para resolver o problema basta você fazer uma conversão básica conforme a fórmula a seguir.

 PPM para EC:

PPM vezes 2 dividido por 1000, exemplo:

900ppm x 2 / 1000 = 1,8 EC

 

EC para PPM:

EC vezes 1000 dividido por 2, exemplo:

1,8 EC x 1000 / 2 = 900 PPM

É importante lembrar que a medição da concentração de nutrientes pode ser influenciada pela temperatura da sua água, logo é interessante utilizar a água sempre na mesma temperatura para não perder sua referência.

 

 

Dessa vez, vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre os medidores e suas unidades de medida, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Comentários (2)

Deixe o seu comentário