We are Online Market of organic fruits, vegetables, juices and dried fruits. Visit site for a complete list of exclusive we are stocking.

Usefull links

Contact us

Blog
alimentos de plantas

Alimento de Plantas

NUTRIÇÃO PARA AS PLANTAS #1   MACRO e MICRO Nutrientes MÓVEIS e IMÓVEIS

 

Salve galera, tudo bem com vocês? Hoje, iremos apresentar um pouco a parte nutricional das plantas, desde os macro nutrientes primários e secundários, até os micro nutrientes, tanto móveis como imóveis, veja agora o alimento de plantas.

Veja abaixo o texto do artigo e no final o vídeo na íntegra:

 

Nutrientes Essenciais

 Falando sobre os elementos essenciais que as plantas necessitam absorver, fora do meio de cultivo, ou seja, acima do solo ou da água no caso dos sistemas hidropônicos, estão: Carbono, Hidrogênio e Oxigênio. Dentro do meio de cultivo o restante que a planta absorve são nutrientes, em qualquer meio de cultivo, seja ele: hidropônico, solo inerte ou solo orgânico.

 

 

Nutrientes

Macro nutrientes primários: Nitrogênio, Fósforo e Potássio, mais conhecidos como NPK, esses nutrientes são utilizados em maiores quantidades.

Macro nutrientes secundários: Cálcio, Magnésio e Enxofre, são utilizados em menores quantidades.

Micro nutrientes: Zinco, Manganês, Ferro, Boro, Cloro entre outros, é importantíssimo que exista a presença desses micro nutrientes, no entanto, em poucas quantidades, pois, o excesso desses nutrientes pode ser bem prejudicial e tóxico para planta. Esses micro nutrientes são melhor absorvidos com o PH abaixo de 6.5.

 

 

Nutrientes Móveis

Adentrando um pouco mais nesse assunto, vamos falar da mobilidade que certos nutrientes apresentam nas plantas, como o nome já sugere existem alguns nutrientes que possuem uma certa mobilidade de acordo com a necessidade da planta. Dentre eles estão: Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Magnésio e Zinco, se uma planta necessita nas formações superiores de algum tipo de nutriente, sejam de folhas ou de flores ela pode “absorver”, por exemplo, o Nitrogênio, um importante nutriente que pode ser transferido para a parte superior da planta.

Muitas vezes você tem o Nitrogênio nas folhas inferiores e a planta está se desenvolvendo, e se às vezes não tiverem esse Nitrogênio no solo em algum momento, ela vai “absorver” esse Nitrogênio que está na parte inferior e vai transferir ele lá para parte superior para abastecer o momento em que a planta está dando enfoque.

 

 

Nutrientes Imóveis

Dentro dos nutrientes imóveis, estão: Cálcio, Boro, Cloro, Ferro Manganês entre outros. Explicando um pouco sobre eles, esses nutrientes são fortemente mantidos pelas partículas do solo, não são facilmente liberados na solução do solo, portanto, a disponibilidade para plantas é baixa. Por exemplo, se a planta tem uma necessidade na floração, na parte superior, de um pouco de Cálcio, e esse Cálcio não estiver disponível no solo a planta não vai conseguir transferir esse Cálcio lá pra cima, ou seja, ela vai travar o crescimento até que seja abastecido esse nutriente no solo através da rega.

 

 

Dessa vez vamos ficando por aqui, espero que tenham aprendido um pouco mais sobre a nutrição das plantas, caso tenham alguma dúvida só perguntar aí em baixo. Para mais vídeos como este, inscreva-se em nosso canal do Youtube: Canal GrowPlant Cultivo Indoor

Comentários (4)

Deixe o seu comentário